A Ação Brinquedos e Brincadeiras da Pastoral da Criança complementa as ações básicas de saúde nutrição e cidadania e tem por objetivo promover de forma simples, no cotidiano das crianças, famílias e comunidades, a oportunidade para as brincadeiras das crianças se fazerem mais presentes.
Para a criança, o brincar, além de um direito é uma necessidade, assim como o amor, a atenção e o alimento são necessários para o desenvolvimento físico, social e relacional com as demais pessoas.
Conscientes da importância de resgatar o valor das diferentes formas de brincar, bem como o contato com os diversos tipos de brinquedos, nos meses de junho e julho, na Paróquia São José Operário realizou-se a capacitação de mais treze líderes na Ação Brinquedos e Brincadeiras. Durante a capacitação houve momentos de reflexão, estudo, debate sobre diferentes temas tais como, a importância dos brinquedos e brincadeiras infantis; brincadeiras variadas; diferentes maneiras de contar histórias e contos; artes plásticas, música, dança e cantigas de roda. Dedicou-se tempo igual para a partilha sobre as atribuições da brinquedista numa comunidade.
A confecção de brinquedos com garrafas pet também teve seu espaço privilegiado e foi um atrativo muito forte e empolgante aos participantes. Nesta oficina foram criados bonecos, robôs, carrinhos, bilboquê e outros brinquedos. Segundo irmã Marli Cacenote, coordenadora da Pastoral da Criança da paróquia São José Operário, quem participou, deu tudo de si e levou muitos brinquedos para a sua comunidade.