A Dra. Zilda Arns Neumann foi homenageada na noite desta terça (05/10), na Universidade Católica de Brasília. Ela recebeu (in memorian) a Medalha de Ouro Bom Pastor pelos relevantes serviços humanitários prestados no Brasil e no exterior. A solenidade aconteceu às 19h30, no auditório do Bloco K e a medalha foi recebida pelo seu filho, Dra. Nelson Arns Neumann, Coordenador da Pastoral da Criança Internacional.


Participaram da mesa o reitor da Universidade Católica de Brasília, Pe. José Romualdo Degasperi, o pró-reitor de Graduação prof. Ricardo Spindola Mariz, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa profª Adelaide dos Santos Figueiredo, o pró-reitor de Extensão prof. Luiz Síveres e o representante da União Brasiliense de Educação e Cultura, mantenedora da UCB, Ir. Jardelino Menegati.

Zilda Arns foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira que fundou e coordenou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país e, em 2006, foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz. Zilda faleceu em janeiro deste ano, em Porto Príncipe, no Haiti, em missão humanitária.

O filho de Zilda, Dr. Nelson Arns Neumann, recebeu a medalha pela mãe e destacou a importância do prêmio Bom Pastor. “Jesus pediu para sermos partores, não ovelhas. Não podemos agir só com o coração mas como o útero, que faz tudo pela criança”. Nelson ainda falou sobre a realidade mundial da infância. “Este ano 1,5 milhões de crianças vão morrer por diarreia e outro milhão por pneumonia. Esses casos poderiam ser prevenidos por ações já implantadas há 30 anos e que não chegam a todos os lugares”.

Para o reitor, Pe. José Romualdo Degasperi, a honra de homenagear Zilda é da Universidade. “Um dos nossos eixos é a pastoralidade e a presença dela no nosso meio será sempre um grande exemplo”. O Irmão Jardelino complementou. “Assim como os representantes das congregações católicas se foram e continuam presentes na história o trabalho de Zilda perpetuará por muitos anos na vida de muitas crianças”.

A premiação fez parte das comemorações da UCB aos seus 36 anos de Ensino Superior e 15 como Universidade. Este ano já foram entregues os títulos de Mérito Universitário (Prof. Dr. Octávio Luiz Franco, Profª Msc. Elizabeth Aiko Oda e Prof. Dr. Cláudio Chauke Nehme) e Professor Emérito (Prof. Dr. Hélio Eduardo da Silva, Prof. Dr. Armando José China Bezerra, Prof. Dr. Ruy de Araújo Caldas, Prof. Dr. Egídio Lessinger e Profa. MSc. Maria Auxiliadora Antunes dos Santos). Os nomes foram indicados por conselheiros e aprovados pelo Conselho Universitário – CONSUN da Universidade Católica de Brasília. Todos os títulos foram registrados no Livro de Títulos Honoríficos “ad perpetuam rei memoriam” da UCB.