O coordenador do Setor de Sobral, Fabrício Vasconcelos, nos envia relato sobre a visita que fez, juntamente com a multiplicadora de Hortas Caseiras, Sra. Aldenora, na comunidade de Pé da Serra do Cedro, contando sobre os avanços que a comunidade está tendo, graças ao apoio e trabalho da Pastoral da Criança.
Estivemos eu ( Fabrício Vasconcelos - Coordenador de setor e Aldenora da coordenação nacional ) na comunidade do Pé de Serra do Cedro, município e Diocese de Sobral, onde podemos presenciar o esforço de organização existente, pois a referida comunidade , cujo o coordenador Comunitário (Assis) juntamente com as lideranças da comunidade já conseguiram vários benefícios para a comunidade como : CISTERNA DE PLACA, o projeto CABRA NOSSA DE CADA DIA que consiste em cada família criar cabras pra beneficiar a carne e o leite, cursos de artesanatos para as mães e jovens das familias acompanhadas, forças ecológicas (parceria com CÁRITAS DIOCESANA DE SOBRAL), alfabetização de jovens e adultos , todas essas ações frutos de parcerias com diversos parceiros conseguidos pelos líderes da comunidade.
Podemos ver que as oficinas de alimentação e hortas tem dado resultado, pois tem sido uma realidade nas famílias, uma vez que o próprio lanche da reunião podemos ver as mães fazendo o uso das receitas e aproveitando os alimentos preparando tudo a base de cascas e hortaliças plantadas na comunidade.
Infelizmente com toda essa organização ainda não foi possível conseguir que o município possa oferecer um atendimento de saúde com qualidade a comunidade pois o posto que os atende é de um distrito longe , onde já ouve casos de crianças com micoses e que levaram mais de um ano pra conseguir consulta e atendimento, por não ser grave se fez essa mãe e essa criança voltarem muitas vezes sem o atendimento , representantes da comunidade se organizaram e já tiveram presentes na secretaria de saúde do município de Sobral conversando com o secretário onde foram muito bem recebidos mais ate agora sem a melhora ou solução do problema da falta de atendimento no posto de saúde.
A próxima tentativa será de conversar com o conselho tutelar para ver uma solução. São problemas como esses ainda tão presentes nas comunidades e soluções tão bem desenvolvidas como essas aqui relatadas e desenvolvidas nas comunidades da pastoral da criança que nos fazem ver quanta vida em abundancia se leva e quanta vida ainda se pode levar, parabéns aos líderes da comunidade do pé de Serra do Cedro da Diocese de Sobral!
O projeto CABRA NOSSA DE CADA DIA
O projeto teve inicio na seca de 1993 , o Pe. João Batista Frota pároco da paróquia do patrocínio, chamou todos os representantes de comunidades para juntos encontrarmos uma saída para a seca, partindo do inicio das CEBS com o seu Edílson, Chiquinho e Benedito observamos que tínhamos muitas crianças desnutridas e o pensávamos em como tiraríamos essas crianças da desnutrição, foi ai então que o Pe. João Frota teve a idéia de elaborar um projeto para a Alemanha que tinha como finalidade criar cabras distribuindo um casal para cada família onde criariam e tirariam uma fêmea para o projeto e as outras passariam a ser da família para o consumo do leite da cabra e o beneficiamento do leite.
Aqui na comunidade já existia a pastoral da criança nesse período onde conseguimos fazer o levantamento e ajudar a diminuir a desnutrição na comunidade, muitos foram os nosso parceiros que ainda hoje nos ajudam a vencer as dificuldades.
FABRICIO VASCONCELOS SOUSA – COORDENADOR DIOCESANO DA DIOCESE DE SOBRAL.