A I Capacitação na Ação Comunicação Popular no Estado do Piauí aconteceu na Diocese de Campo Maior nos dias 24 a 26 de setembro de 2010 com a Multiplicadora Nacional e coordenadora da Ação no Brasil Ir. Núbia Silva que trabalhou com muitas dinâmicas com nosso grupo de 15 líderes de várias áreas e paróquias e um líder comunicador e assessor de imprensa da Arquidiocese de Teresina.
Durante a capacitação utilizamos técnicas de comunicação e jornalismo popular e trabalhamos em grupos Teatro, Jornal Mural, Quadro Cênico, Teatro Bíblico, Produção de Notícias, Falar com Megafones de garrafas pet na divulgação das Ações da Pastoral da Criança nas comunidades e nas manifestações culturais.
O mais gratificante foi o resultado final de nossas oficinas. Apresentamos para um grupo de 80 catequistas da diocese no auditório do centro de formação que estava reunido com o Coordenador do Núcleo de Catequese das Paulinas de São Paulo Pe. Francisco Lelo e na presença de nosso bispo Dom Eduardo Zielski que apreciaram com muita satisfação e parabenizaram a Pastoral da Criança com a iniciativa da comunicação popular através das apresentações do Teatro com o tema da Campanha do Bebê Dormir de Barriga para Cima é mais Seguro, o Jornal Mural que retratou todas as Ações da Pastoral da Criança com destaque ao “Cantinho da Dra. Zilda” e ao “Fique por dentro: Informações da Pastoral da Criança na Comunidade” e o BLOG.
O grupo de trabalho da produção de notícias criou um BLOG dos Comunicadores Populares do Setor Campo Maior-PI www.comunicadorpopularcampomaior.blogspot.com para melhor divulgar as campanhas e todas as atividades realizadas pela Pastoral da Criança em todas as comunidades da Diocese. Acesse e se informe das nossas Ações nas bases.
A capacitação foi espaço de troca de aprendizagem, de conhecimentos entre nós participantes que nos deixamos conduzir pelas descobertas feitas a partir das técnicas apresentadas e pela criatividade de cada pessoa com dinâmicas vivenciadas e pelos meios de comunicação tão simples, populares e bons para ser realizados em nossas comunidades.
Maria José Alves, Rita de Cássia e Helder Felipe - de Campo Maior-PI.
João Paulo - de Teresina-PI.