Veja abaixo a carta enviada pela CNBB aos coordenadores da Pastoral da Comunicação em todo o Brasil, falando sobre o dia de mobilização pela Hanseniase, dia 10 de outubro.
Brasília – DF, 17 de setembro de 2010
SG -C- no 0770/10
Aos
Coordenadores e coordenadoras da PASCOM
Prezados irmãos e irmãs em Cristo,
A Hanseníase tem cura!
No XXVIII Domingo – Ano C, dia 10 de outubro de 2010, o Evangelho a ser proclamado é o da cura dos dez leprosos (Lc 17,11-19). O Conselho Permanente da CNBB aprovou a realização de uma campanha nacional, em parceria com a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Franciscanos, Morhan (Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, CONIC, com o convite para a adesão de todas as Dioceses e Paróquias do país.
Essa Campanha prevê uma série de iniciativas a curto e médio prazos, entre as quais está a conscientização da população, através de diversos meios, de que a Hanseníase tem cura, desde que devidamente tratada. A CNBB convida toda a Igreja no Brasil para no dia 10/10/2010 somar esforços com a sociedade e oferecer informações atualizadas, para superar os preconceitos e o estigma em relação a essa doença.
Queremos, como os enfermos do Evangelho de Lucas que será proclamado nesse dia, gritar confiantes: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”. Para que este grito ecoe em todo o nosso país, convidamos a todos os que presidem a Santa Missa ou a Celebração Dominical da Palavra de Deus, a esclarecerem os fiéis, utilizando-se das homilias, das preces comunitárias, ou até mesmo, indicando, durante a celebração, uma ação concreta de solidariedade aos irmãos e irmãs acometidos por esta enfermidade.
Gostaria que lhes pedir que divulguem essa iniciativa, fazendo-a chegar a todas as Paróquias e Comunidades de sua área de atuação. Em anexo, seguem algumas sugestões que podem ser utilizadas em nossas celebrações.
Aproveito para desejar a todos muita alegria e paz no Senhor.
Fraternalmente,
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB