A Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lúcia Altoé, fez visita no Estado do Rio Grande do Norte. Desde o dia 15 de setembro de 2010, após se encontrar com os Setores Natal e Mossoró finalizou seu peregrinar no dia 19 de setembro ao participar do Encontrão das Líderes do Setor Caicó-RN que reuniu 250 líderes no Centro Pastoral Dom Wagner.

 

A recepção a Irmã Vera Lúcia e a coordenadora Estadual Marluzia Pessoa contou com surpresa e criatividade ao som de músicas regionais e homenagens.  Durante todo o dia houve uma mesa temática para discutir com as líderes a problemática da mortalidade neonatal e fetal na região.  Os expositores presentes foram a presidente do Comitê de Combate a Mortalidade Neonatal do RN, Drª Maria do Carmo, a consultora do Ministério da Saúde Drª Antonieta Marinho, a Promotora de Justiça que abordou o papel do Ministério Público na defesa do direito e a saúde Drª Flávia Rayane e Irmã Vera Lúcia Altoé que falou sobre as Ações que a Pastoral da Criança realiza para combater a mortalidade neonatal.

Para finalizar o Encontrão os Comunicadores Populares da Pastoral da Criança - PastorArt fez uma apresentação de teatro sobre o cuidado com a criança intitulado “O Nascimento do Filho de Seu Severino e Dona Sebastiana”. Houve, também, apresentações culturais com a banda de animação da Pastoral da Criança do município de Florânia-RN e do Grupo da Paróquia Nossa Senhora do Ó que narraram a história da Pastoral da Criança dramatizada por um grupo de Líderes mirins.

Após Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Delson Pedreira da Cruz houve mais uma homenagem. Título de reconhecimento da Pastoral da Criança como Utilidade Pública Municipal e Título de Cidadã caicoense solicitado pelo vereador Josias Miguel em 2002 para Drª Zilda que na época não pode recebê-lo, sendo entregue in memória a Irmã Vera Lúcia Altoé.

Para a coordenadora do Setor Francisca Fabiana o Encontrão foi um momento forte para Pastoral da Criança da Diocese de Caicó que recebeu Irmã Vera Lúcia para um momento privilegiado de motivação, fortalecimento e de discussão de uma problemática social que é a mortalidade neonatal que preocupa a população da região.

Ir. Núbia Maria da Silva (IMC)
Ação Comunicação Popular
Colaborou: Francisca Fabiana Coord. do Setor Caicó-RN.