A Pastoral da Criança da Arquidiocese de São Paulo recebeu a visita de Ana Ruth, da equipe da Coordenação Nacional, entre os dias 5 a 7 de Agosto. Ela é uma das responsáveis pelas capacitações e formação contínua em todo Brasil. Sua visita nos encheu de ânimo e coragem ao transmitir seu entusiasmo pelo trabalho da Pastoral da Criança.
Dentre as atividades desta visita, duas marcaram sua estada entre nós. Uma foi a visita a uma comunidade da Região Episcopal Brasilândia – Fazendinha, onde várias famílias são acompanhadas e orientadas pela coordenadora de área Eliana, Irmã Carmem Bardella e algumas líderes da própria comunidade.
‘‘Foi um momento de muita graça estar aqui com vocês e conhecer de perto esta realidade tão sofrida do nosso povo. Não imaginava ter tanta pobreza nos morros de São Paulo, mas ,ao mesmo tempo, louvo e bendigo ao Senhor pela presença profética de vocês”, afirmou Ana Ruth.
Outra atividade da visita foi o encontro no auditório do Pateo do Collegio. Nesse local, o Beato José de Anchieta fundou a cidade de São Paulo de Piratininga. Na reunião, contamos com a presença do coordenador estadual José de Anchieta, as coordenadoras das Regiões Episcopais, capacitadores e multiplicadores do Guia do Líder 2007 e de outras ações complementares.
Para os participantes, Ana Ruth mostrou uma maneira nova de levar conhecimentos, como por exemplo, o soro caseiro e nos fez ver com olhos de missionários a representação do Logo da Pastoral da Criança. Aos capacitadores, reforçou a importância de uma capacitação de qualidade, valorizando o uso dos materiais educativos como o Guia do Líder nas visitas e as formações contínuas.
Já a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Carlos Alberto Contieri foi um momento de emoção e de agradecimento por todo o trabalho realizado pelos voluntários da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo. Ao final do encontro, a equipe do Museu do Pateo do Collegio gentilmente ofereceu aos participantes a oportunidade de conhecer a história da fundação da cidade de São Paulo, hoje esta grande metrópole com seus desafios e suas diferentes realidades.
Agradecemos a Ana Ruth pela disponibilidade de nos visitar, ao Pateo do Collegio que nos cedeu o espaço e que tão bem nos acolheu e a todos os participantes que abrilhantaram mais ainda este momento.
Texto: Maria do Rosário Gazzola de Souza
Coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de São Paulo