Centenas de peregrinos já estão chegando a Curitiba para participarem do Jubileu da Esperança, encontro nacional que a Pastoral da Criança realiza neste fim de semana. De todos os cantos do Brasil, caravanas começam a chegar trazendo histórias que mostram a dedicação e a força da missão da organização com mais de quatro décadas de história.
Acompanhe ao vivo a missa do domingo, às 10h, pelo canal da Pastoral da Criança, com apoio e promoção da TV Evangelizar. Clique aqui para assistir.
Entre essas histórias está a de Tereza Ramos Veloso, líder em Tapauá, no interior do Amazonas, que precisou sair de casa dez dias antes do evento para conseguir participar. Ela deixou o município em 27 de novembro e viajou três dias de barco pelo Rio Purus até Lábrea. De lá, seguiu de ônibus até Porto Velho, onde se juntou à caravana de Rondônia em um segundo ônibus que saiu na quarta-feira, às 6h da manhã. Era a primeira vez que fazia uma viagem tão longa (mais de 3.100 km até Curitiba), acompanhada de outras 33 pessoas.

“Nosso objetivo é viver este momento lindo do Jubileu da Esperança. Cada uma vai com seus anseios, com a sua expectativa, pra gente se renovar, se fortalecer, para viver esse momento maravilhoso. Eu vejo no rosto de cada um a ansiedade para chegar logo e viver essa experiência. Passar tantos dias no ônibus não é fácil, mas é uma forma de partilha também. Depois, cada um vai levar para a sua comunidade esse amor de Cristo, que está nos conduzindo”, contou a líder durante a viagem.

Outra das centenas de histórias de amor pela Pastoral da Criança é a de Alex Pereira de Andrade, líder na Diocese de Roraima, que decidiu viajar sozinho para representar o estado no Jubileu. A dificuldade de reunir uma caravana por causa do valor das passagens quase impediu a viagem, mas a comunidade organizou uma rifa para ajudá-lo a custear o deslocamento. Ele chegou a Curitiba já na quarta-feira e aproveitou para conhecer a cidade, incluindo uma visita ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (foto). Para Alex, a participação no encontro tem um significado especial.

“Tô bastante ansioso. Segunda vez que estou vindo. Na primeira vez foi nos dez anos do falecimento da Dra. Zilda. Estou esperando muitas coisas, não dá nem pra descrever. Espero que seja um momento de união”, disse o líder.
O Jubileu da Esperança reúne cerca de 2 mil líderes voluntários da Pastoral da Criança nos dias 6 e 7 de dezembro. A programação começa no sábado, com atividades culturais e oficinas de formação no Museu da Vida, nas Mercês. No domingo, os peregrinos se concentram novamente no local para a caminhada até a Catedral de Curitiba, onde será celebrada a missa de encerramento.
O encontro marca os 42 anos da Pastoral da Criança e está em sintonia com o Ano Jubilar, celebrado pela Igreja Católica em 2025. “Essa será uma grande ocasião para renovarmos nossa fé, agradecermos pelo caminho que já trilhamos e celebrarmos a vida e a missão que nos une”, afirma Dom Frei Severino Clasen, Arcebispo de Maringá e presidente da Pastoral da Criança.
Com mais de 40 anos de atuação, a Pastoral acompanha atualmente mais de 200 mil crianças e 16 mil gestantes em todo o país, graças ao trabalho dedicado de cerca de 26 mil voluntários que levam às famílias orientações sobre saúde, nutrição, desenvolvimento infantil e cidadania.
Celebração Eucarística ao vivo
Para quem não pôde estar presente em Curitiba, a Celebração Eucarística do Jubileu da Esperança, no domingo, às 10h, terá transmissão ao vivo pelo canal da Pastoral da Criança no YouTube, com apoio e promoção da TV Evangelizar. Assista à celebração abaixo.