A Pastoral da Criança de Janduís ganha reconhecimento de utilidade pública, através de lei, de autoria do Vereador Jozenildo Morais, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Salomão Gurgel Pinheiro. A Pastoral da Criança desenvolve uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança.



Os familiares das crianças acompanhadas, especialmente as mães, aprendem a valorizar e a trabalhar com vigilância nutricional, a identificar problemas de desnutrição, fortalecer o aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças respiratórias e diarréia, uso do soro caseiro, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos, e outras ações que propiciam condições saudáveis para o desenvolvimento da criança. São ações simples, baratas e que podem ser repassadas com facilidade.

Em Janduís, a Pastoral da Criança foi fundada no dia 26 de Fevereiro de 2005 graças à iniciativa dos seus idealizadores Lázaro Joaquim Roberto, Francisco Ferreira de Arruda e Francisco Amaro de Brito. Lázaro assumiu a coordenação, passando para Francisco, que assume por dois mandatos. Hoje, a Pastoral é coordenada por Danilo Araujo da Costa, líder comunitário.

Atualmente, a Pastoral conta com 7 lideres comunitários, 12 pessoas na equipe de apoio. São 115 crianças com menos de 6 anos de idade acompanhadas mensalmente e 8 gestantes. Esse número de crianças atendidas  já chegou a 230, mas caiu devido a queda no número de voluntários.

A trajetória da Pastoral é repleta de histórias de esperança, conquistas, superação das dificuldades e transformação social. O acompanhamento das famílias e crianças em cada comunidade é um exemplo do que a sociedade organizada é capaz de fazer na busca de soluções para os seus problemas.

Mais do que crescer e salvar vidas, a Pastoral da Criança quer mudar, para melhor, vidas de crianças, de mulheres, de homens. Seus voluntários fazem isso iluminados pela vontade de ajudar, de ver crianças crescendo e se desenvolvendo.