Desde o início do programa Criança Esperança, uma parte da arrecadação beneficia a Pastoral da Criança, com muitas ações que salvaram vidas nas comunidades do país. Com o apoio do Criança Esperança, a Pastoral capacita as equipes de coordenações e lideres voluntários para a implantação e acompanhamento das ações de atenção básica de saúde, nutrição, cidadania e educação em comunidades pobres.
 
 
 
 
 
 
 
 
A parceria entre o Criança Esperança e a Pastoral da Criança completa 24 anos. O primeiro repasse de recurso aconteceu em 1986, quando o programa Criança Esperança era uma parceria da TV Globo com o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para Infância. Os recursos são utilizados também para apoiar diversas ações da Pastoral da Criança, entre elas o Projeto Missionários Leigos e o Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos para líderes comunitárias e mães de crianças acompanhadas. Parte do recurso é empregado na aquisição de balanças pediátricas portátéis para o levantamento do peso das crianças acompanhadas e dos brinquedos e livros utilizados pelo Projeto Brinquedos e Brincadeiras.

No ano de 2004, o Criança Esperança passou a ser uma parceria da TV Globo com a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Todos os anos a Pastoral da Criança apresenta um projeto para a UNESCO avaliar e aprovar. O principal objetivo dos projetos é promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos em áreas pobres, com a educação nas famílias e comunidades, por meio das ações básicas de saúde e a promoção da cidadania. Graças ao apoio do Criança Esperança, a Pastoral da Criança também leva adiante o programa de educação de jovens e adultos e o programa brinquedos e brincadeiras.

A partir de 2010, o Criança Esperança, a TV Globo, a UNESCO e a Pastoral da Criança vão atuar juntos na prevenção da violência em áreas pobres das comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança de grandes cidades brasileiras. O projeto irá fortalecer o trabalho da Pastoral da Criança, e vai contar com a ajuda e a experiência de outros projetos parceiros da UNESCO, apoiados pelo Criança Esperança, como a Central Única das Favelas (Cufa) e Afroreggae. As novidades na parceria vão beneficiar ainda mais as crianças, os jovens e suas famílias que vivem nas grandes cidades brasileiras, e sofrem com a violência e a falta de oportunidades.
 
 
'Procura-se' é o nome do novo filme do 'Criança Esperança'

Com o nome de "Procura-se", já está no ar o novo filme do Criança Esperança. O anúncio de 30 segundos é em comemoração aos 25 anos do projeto e faz um convite a quem já fez parte do programa, para contribuir com lembranças e histórias.

O filme mostra imagens de edições passadas, campanhas marcantes do Criança Esperança ao longo de todos estes anos. Para participar, basta entrar no site  www.criancaesperanca.com.br/procurase e contar a sua experiência. O objetivo é coletar os depoimentos, que serão compartilhados por todos que acessarem a página.

Em 2010, o Criança Esperança - projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO - comemora 25 anos de existência. Em todo este tempo, foram arrecadados R$ 215,6 milhões, beneficiando mais de 5 mil projetos e 4 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Apenas em 2009, o Criança Esperança apoiou 73 instituições, beneficiando quase 115 mil pessoas. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude no país, expondo ao debate. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos que são aplicados em projetos sociais no Brasil, entre eles os chamados Espaços Criança Esperança e a Pastoral da Criança.