A última quinta-feira foi movimentada na Associação de Moradores da Vila Liane. É que o Dia do Peso, que sempre era realizado na Igreja da vila, foi transferido para lá. Neste dia, as mães da Vila Margarida e da Vila Liane puderam levar seus filhos para serem pesados. A atividade é promovida pela Pastoral da Criança da cidade.



No mês de junho, o Dia do Peso das vilas Liane e Margarida foi realizado em um local diferente. Como é de costume, toda última quinta-feira do mês, as 18 líderes da Diocese de Ponta Grossa da Pastoral da Criança pesam todas as crianças dos dois bairros.

Na última quinta-feira (17), que foi a penúltima do mês, o Dia do Peso foi feito na sede da Associação de Moradores da Vila Liane. A organizadora da atividade informa que só neste mês deve acontecer essa mudança.

“Geralmente pesamos as crianças da Paróquia da vila, que é a do Perpétuo Socorro, mas como a igreja está sendo reformada, resolvemos fazer tudo na Associação”, afirma Jeanira Lucia de Goes, líder da Pastoral da Criança e esposa do presidente da Associação da Vila Liane.

As atividades começaram logo após o almoço. Estava prevista a chegada de 342 crianças para serem trazidas pelas mães.

O objetivo do Dia do Peso é prevenir que males como a desnutrição afetem a vida das crianças da comunidade.

As líderes da Pastoral anotam o peso de cada uma em uma ficha, que contém os dados pessoais das mães e dos filhos. As informações são enviadas ao escritório da Pastoral na cidade. Caso apareça algum problema de saúde, as líderes orientam as famílias.

Se o problema for desnutrição, a maneira certa de solucionar está na ponta da língua das líderes: elas utilizam a multi-mistura, composto que leva ingredientes como semente de abóbora e arroz. A receita, muito nutritiva, é aconselhada para ganho de peso.


Todos os meses são feitas visitas às casas dos moradores. As mulheres fazem atendimentos às crianças de 0 a 6 anos e também às gestantes. As líderes da Pastoral da Criança fazem um curso de capacitação. Na Vila Liane, elas atuam também com atividades realizadas pela Igreja do Perpétuo Socorro.

Eva Lucia de Goes trouxe sua filha pequena para pesar. A menina estava com problemas de saúde devido a um acidente que sofreu. “Acho importante trazer minha filha aqui para cuidar dela. Logo ela vai estar boa novamente”, diz.

Logo após a pesagem, foi oferecido um lanche para as mães a as crianças. As comidas foram preparadas pelas líderes. Amelia Klobinski tem prazer em ajudar no Dia do Peso. “Adoro trabalhar com crianças, gosto de vê-las crescendo com saúde e essa é a minha contribuição”, conta.

A Pastoral da Criança é uma organização de nível nacional, ligada à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica. A organização capacita líderes voluntários das comunidades de todo o país, para que estes orientem e atendam crianças e pais. Em Ponta Grossa, cerca de 70 vilas são assistidas pelos líderes da Pastoral.

 
Colaboração: Gisele Manjurma, Thalita Milan e Tuanny Honesko

Ради того, чтобы его оставили в покое, он стал во главе восьмидесяти тысяч "Microsoft office word скачать бесплатно и без смс без регистрации" солдат, но теперь они не оставляли его в покое, поскольку целиком зависели от него.

Разрешите я сначала изложу план вкратце.

Он был бледен от страха, глаза его почти вылезли из орбит.