Por iniciativa das irmãs Davina Gonçalves Tonon e Maria da Conceição, o município de Vila Rica conta com a Pastoral da Criança desde setembro de 2002, na época, as religiosas organizaram e capacitaram um grupo de dez lideres, e iniciaram os trabalhos com 56 famílias e 120 crianças nos bairros Vila Nova e São Pedro. No inicio as irmãs, contaram com importante apoio do irmão Sebastião Camargo e o Padre José Maner. Hoje a irmã Davina continuade incansavelmente na busca de justiça social para  os menos favorecidos.


Atualmente a Pastoral da Criança trabalha com 148 famílias e 300 crianças atendidas e acompanhadas por  30 líderes voluntárias que doam tempo e trabalho, nos bairros; Vila Nova, São Pedro, Inconfidentes, Bela Vista, Cidade Jardim, São Francisco e Cristo Rei.

A Pastoral acompanha, além de crianças de 0 a 6 anos, gestantes e idosos. E tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo em função delas, de suas famílias e comunidades sem distinção de raça, cor,profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, por meio dos seguintes programas:

Acompanhamento no desenvolvimento integral da criança, com ações básicas de saúde, nutrição, educação e comunicação; Geração de renda com oficinas de artesanato com as mães, orientação sobre formação e plantação de hortas de quintal, para sustento próprio e fins lucrativos, como também desenvolvimento de trabalhos domésticos; Oficina de remédios caseiros, alimentação alternativa e aproveitamento de alimentos; Oficina de corte e costura, Bordados, fabricação de sabão, derivados do leite e outros.

Sede própria

A Pastoral da Criança de Vila Rica foi contemplada com um terreno de dois mil metros quadrados, para a construção de sua sede, doados por outra entidade filantrópica. Os terrenos foram transferidos para a Pastoral, em forma de comodato por um período de 20 anos. Graças as doações, a construção do muro está em andamento.A futura sede, ficará no setor norte, entre as ruas um e três, próximo a fabrica do café caxanga.

Atualmente a Pastoral da Criança funciona em um cômodo no Centro Comunitário Pedro Casaldaliga, no bairro Vila Nova.
 

Fonte: Agencia da Notícia Online – 09/06/2010