A chuva torrencial que caiu em Curitiba (PR) desde a madrugada não desanimou centenas de voluntários que foram até o Museu da Vida, casa da Sede Nacional da Pastoral da Criança, na tarde desde sábado (07/12), para comemorar os 41 anos da instituição. O evento foi organizado em parceria entre a Coordenação Nacional, a Arquidiocese de Curitiba, a Diocese de São José dos Pinhais e o Museu da Vida.
A festa começou com muita animação com o canto de tradicionais hinos católicos e músicas da Pastoral da Criança. Na sequência, os fiéis participaram da missa, celebrada por Dom Severino Clasen, presidente nacional da Pastoral da Criança. Dom Severino agradeceu a atuação dos milhares de voluntários em todo o país. Além da presença dos líderes das regiões de Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná, a celebração foi transmitida ao vivo pelo Instagram oficial da Pastoral.
O presidente da Pastoral da Criança ressaltou resultados históricos conquistados pela instituição ao longo dos anos, combatendo a desnutrição e a mortalidade infantil, e enalteceu o legado dos fundadores, Dra. Zilda Arns e Dom Geraldo Mazzella.
Dom Severino também destacou os novos desafios da sociedade para garantir que as crianças tenham vida plena, como a falta de tempo para a convivência em família, o negacionismo contra as vacinas, o excesso de peso e o uso descontrolado da tecnologia.
“Ao longo dos anos, reduzimos o problema da mortalidade infantil. Não temos mais a morte física, mas temos agora a morte do cérebro. As crianças estão presas em uma única atividade, diante de uma tela. Elas estão apresendo a morrer, e não a viver. Elas não têm mais criatividade. Não têm mais gosto pela vida. Precisamos trabalhar para que as crianças nasçam com o espírito da vida. Da vida criativa. Com carinho, com educação, com brincadeiras, para crescer e chegar à maturidade espiritual”, manifestou Dom Severino.
Após a missa, os missionários participaram de atividades recreativas, cantaram parabéns e comeram o bolo de aniversário da Pastoral. O bolo, com 6 metros de comprimento, foi feito pelos voluntários de Curitiba e região.
“Eu fiquei muito emocionada. Com toda essa chuva que caiu, não esperava que viesse tanta gente. Nossos líderes são muito fortes”, declarou a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança de Curitiba, Elza Gonçalves.
A Pastoral da Criança foi fundada em dezembro de 1983 em Florestópolis, no interior do Paraná. Hoje, a instituição conta com cerca de 11 mil líderes voluntários, que atendem 200 mil crianças em todo o Brasil.
“Sem os líderes, não existe missão da Pastoral da Criança. Queremos os líderes felizes, pois se eles estiverem alegres na missão, a Coordenação Nacional terá cumprido o seu papel”, enfatizou a coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro de Freitas.
Oficialmente, o aniversário da Pastoral da Criança é celebrado no dia 05/12, data que consta no calendário como o Dia Nacional da Pastoral da Criança, mesma data do Dia Internacional do Voluntário.