Os participantes da Assembleia Nacional da Pastoral da Criança tiveram uma quarta-feira intensa na capital paranaense. Desde as primeiras horas da manhã, as plenárias discutiram tópicos relevantes para a missão da organização, de levar apoio a milhares de crianças e gestantes em todo o Brasil.
Assembleia Nacional reúne missionários de todo o país
Doe para a Pastoral da Criança
Guia do Líder
Um dos temas mais aguardados pelos participantes foi a discussão referente à elaboração do novo Guia do Líder, principal ferramenta de capacitação de voluntários. A equipe técnica explicou que está fazendo a atualização do material e estuda maneiras de sintetizar os textos, desde que a qualidade do conteúdo seja mantida. O novo guia deve ter 11 etapas (hoje são 23) e um total de 162 tópicos (hoje são 219). A assembleia aprovou ainda a substituição da avaliação da capacitação por uma revisão de conteúdo.
App no iPhone
Durante a plenária Caminhar da Coordenação Nacional, a coordenadora nacional Maria Inês Monteiro de Freitas e o coordenador adjunto Padre José Edilson da Silva explicaram como foi o processo de transição de diretoria, ocorrido desde março, e apresentaram novidades focadas em melhorar a atuação da Pastoral da Criança na sociedade.
Entre os anúncios está a aguardada versão do aplicativo da Pastoral da Criança para o iPhone (iOS), pedido frequente de líderes em todo o Brasil. Atualmente, o app está disponível somente para Android. A expectativa é liberar o download no iPhone nos primeiros meses de 2025.
Orçamento
A assembleia aprovou ainda o balanço financeiro de 2024, com um superávit de R$ 6,6 milhões, reconhecendo as receitas operacionais do exercício e a baixa de provisão de contingência. As contas foram auditadas, com parecer favorável à aprovação. O orçamento para o exercício 2025/2026 foi aprovado com previsão de R$ 25,4 milhões.
“Estamos apresentando uma previsão de orçamento com a maior parte dos recursos voltada para a base. Sabemos da importância do trabalho operacional e administrativo, mas acreditamos que o principal destino do recurso da Pastoral da Criança tem que ser a comunidade, porque é onde mais precisam da gente”, explicou o Padre José Edilson.
Relatório Anual da Pastoral da Criança 2024
A Assembleia Nacional da Pastoral da Criança continua nesta quinta-feira (14/11), com a participação de representantes de todos os estados, do conselho diretor e da coordenação nacional.