A saúde bucal merece atenção especial durante a gestação. As consultas ao dentista nesse período são conhecidas como pré-natal odontológico. Infecções na boca podem se espalhar pelo corpo, prejudicando a gravidez. Doenças na gengiva e próximas a ela, assim como cáries, aumentam o risco de complicações.
Saúde bucal da gestante e da criança
Quando levar a criança ao dentista pela primeira vez
Confira a seguir quatro afirmações que costumam ser feitas sobre a saúde bucal durante a gestação, e o que é verdade e o que é mentira. As informações são da Cartilha Saúde Bucal da Gestante, do Ministério da Saúde.
1- É melhor evitar o tratamento odontológico durante a gravidez.
FALSO! O tratamento odontológico pode ser feito em qualquer fase da gravidez, principalmente nos casos de dor. No entanto, o segundo trimestre é o melhor momento para as gestantes realizarem o tratamento odontológico, pois já diminuíram os enjoos e a posição na cadeira do dentista não gera incômodo.
2- A gestante pode fazer qualquer procedimento odontológico.
VERDADE! O tratamento odontológico não causa nenhum problema para a mãe nem para o seu bebê. Pelo contrário, contribui para o bebê nascer mais saudável, além de evitar infecções odontológicas durante a gravidez.
3- A gestante pode fazer radiografias.
VERDADE! Além da exposição e quantidade de radiação serem muito baixas durante um exame de radiografia odontológica, é utilizado um avental de chumbo que protege a mãe e o bebê da radiação.
4- Os dentes enfraquecem durante a gestação.
FALSO! Os dentes da gestante não perdem cálcio para formar os dentes do bebê. O cálcio e nutrientes necessários para a formação dos dentes do bebê são fornecidos pela alimentação da gestante. Além disso, a gravidez não causa cárie. O consumo frequente de doces e a falta de escovação é que podem ocasionar o aparecimento dessas lesões, como visto anteriormente.
A saúde bucal da gestante e da criança é o tema desta semana da Pastoral da Criança. Clique aqui para ler a reportagem completa, incluindo a entrevista com a dentista Maria Lúcia Tozetto Vettorazzi.
Seja voluntário da Pastoral da Criança