A Pastoral da Criança Internacional começou os preparativos para a Campanha Pequenos Reis Magos de 2024. A campanha tem dois objetivos principais: despertar a solidariedade e o espírito missionário de crianças e adolescentes e angariar recursos para as crianças em situação de vulnerabilidade de países subdesenvolvidos.
Essa será a nona edição da campanha, que começou em 2015 (em 2020 não foi realizada devido à pandemia). Somando as oito primeiras edições, já foram arrecadados quase 2 milhões de reais. Todo o dinheiro é enviado para as ações da Pastoral da Criança em países subdesenvolvidos, como Guiné-Bissau e Moçambique, na África, e Bolívia, Peru e Venezuela, na América do Sul. Em 2023, foram arrecadados R$ 253.011,00.
A ajuda para crianças em situação de vulnerabilidade nos países subdesenvolvidos só é possível graças ao envolvimento da Igreja Católica, de crianças e adolescentes na iniciação à vida cristã, e da comunidade. Ao todo, 80 dioceses já aderiram à campanha, que teve a participação de mais de 40 mil catequizandos.
Acesse a página da Campanha Pequenos Reis Magos
A Pastoral da Criança Internacional está se reunindo com representantes das dioceses parceiras, e outras que demonstraram interesse, para confirmar a participação em 2024. Os materiais de apoio, como cartazes e santinhos, já estão sendo enviados. Dioceses que nunca participaram também estão em tempo de aderir.
“Além de ajudar milhares de crianças em vários países, as dioceses que participarem também estarão incentivando uma ação missionário das crianças da catequese, colocando em prática o que é ensinado a elas”, explica Maria das Graças Gervásio, coordenadora da Pastoral da Criança Internacional.
Origem
A Campanha Pequenos Reis Magos é inspirada na ação missionária alemã Kindermissionswerk. No Brasil, a Pastoral da Criança fez uma adaptação de calendário devido às férias da catequese. Por isso a campanha é realizada durante o Advento, no período que antecede o Natal.
Como funciona
As próprias crianças e adolescentes da catequese das paróquias engajadas na campanha é que organizam e realizam a campanha, com o apoio dos padres e bispos, e o suporte da Pastoral da Criança. Durante o período do Advento, os catequizandos vão até as casas das famílias da comunidade para abençoá-las e solicitar as doações.
“Nós vemos a felicidade das crianças. Elas se vestem e envolvem as famílias. Essas crianças são preparadas para entender a realidade de outros países. A campanha tem um espírito missionário, evangelizador e solidário, explica Maria das Graças”
Transparência
Todos os recursos arrecadados estão disponíveis para consulta no site da campanha, detalhados por paróquia. Os países beneficiados também podem ser consultados.
Como participar
Quem se interessar e desejar realizar a Campanha Pequenos Reis Magos na sua paróquia/catequese, deve primeiro procurar a coordenação da Pastoral da Criança Internacional, através do whatsapp 41 99218-6110. Basta solicitar informações sobre a campanha. A Pastoral dará todo o apoio para a realização, que precisa do engajamento da paróquia e da autorização do bispo da diocese.
Saiba mais
Como ser um voluntário da Pastoral da Criança
Como doar para Pastoral da Criança e ajudar milhares de crianças em todo o país