A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma nota por ocasião do Dia do Nascituro, (8 de outubro), na qual reafirma o compromisso na defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural.
A nota pede que os católicos voltem "novamente o olhar cuidadoso para aqueles que ainda não nasceram, celebramos e renovamos nosso compromisso com a cultura da vida, inspirada no Evangelho de Jesus Cristo, em todas as etapas, como nos recorda o Papa Francisco: 'Um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento'".
O documento estimula ainda a realização de ações nas comunidades católicas para marcar esta data, como o gesto concreto Sinal da Esperança. “No dia 08 de outubro, façamos em um gesto de propagação da ‘Luz de Cristo’ para poder iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas”. A nota convida a ascender o maior número de velas e a rezar juntos a ‘Oração do Nascituro’, como um momento de devoção e unidade.
Veja a íntegra do documento: Nota sobre o Dia do Nascituro
Sugestão de preces
Está tramitando no STF – Supremo Tribunal Federal – a ADPF 442 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que tem como objetivo descriminalizar quem provoca ou consente com o aborto. Os deputados, representantes do povo, disseram não ao aborto, porém há uma força muito forte para que o STF paute este assunto para descriminalizar o aborto.
Rezemos por aqueles que têm a missão de promover e defender a vida, para que não se deixem intimidar pelo poder da morte e por ideologias de exploração dos mais vulneráveis. Rezemos ao senhor.
Ouça a Oração do Nascituro na voz do Presidente da Pastoral da Criança, Dom Severino Clasen
Oração do Nascituro
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais
e todas as pessoas que cuidam da vida
desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia,
a luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida,
intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!
Saiba como ser um voluntário da Pastoral da Criança
Saiba como doar para Pastoral da Criança e ajudar milhares de crianças em todo o país