WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.54.00Pastoral da Criança em visita à comunidade em Óbidos-PADando sequência aos encontros presenciais com líderes de todo o país, chegou a vez da diocese de Óbidos, no Pará, receber a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Maria Inês Monteiro de Freitas. O município de Óbidos tem pouco mais de 50 mil habitantes e é conhecido como a “garganta do Rio Amazonas”, por estar localizado na margem mais estreita do maior rio do mundo. A cidade também se destaca por manter a arquitetura portuguesa do período colonial.

No fim de semana, foram celebrados os 38 anos da Pastoral da Criança na diocese. O evento começou com a missa celebrada por Dom Bernardo Johannes, bispo da matriz de São Martinho de Lima. Dom Bernardo lembrou a importância do trabalho da Pastoral da Criança nos dias de hoje e parabenizou todos os voluntários, pedindo para que continuem essa história vitoriosa, vivendo o evangelho.

Foi um momento muito bonito com a celebração da missa e a apresentação de músicas e danças das paróquias. É um momento muito lindo de partilha, de reflexão, de homenagem às coordenações que já passaram pela diocese e de resgate da história de quando a Pastoral da Criança foi implantada aqui em Óbidos”, comentou a coordenadora nacional.

Celebração dos 38 anos da Pastoral da Criança em Óbidos-PACelebração dos 38 anos da Pastoral da Criança em Óbidos-PA

Visitas

Maria Inês também conheceu ações mantidas em parceria com a diocese, como creches e o Barco Hospital Papa Francisco, que funciona desde 2019 e atende mais de mil comunidades ribeirinhas na região amazônica. O barco hospital tem 32 metros de extensão, 20 tripulantes fixos e mais dez voluntários. Suas expedições duram entre sete e dez dias, contanto com o apoio de duas “ambulanchas” para otimizar os atendimentos.

Mantido pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco tem em sua estrutura consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala de vacinação e equipamentos para diagnósticos, como raio X, mamografia, ecocardiograma e ultrassom. A construção foi viabilizada com recursos provenientes de indenização de dano moral coletivo. Hoje também conta com apoio do governo do Pará. Em cinco anos de operação, são mais de 300 mil atendimentos realizados.

 WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.53.56 1Barco Hospital Papa Francisco atende mais de mil comunidades ribeirinhas na região amazônica

A coordenadora nacional também está visitando comunidades e participando de encontros com coordenadores e líderes voluntários na região. Entre segunda e terça-feira (16 e 17/09), Maria Inês vai até a cidade de Alenquer. “São momentos de escuta e troca de experiências. Esse é o objetivo dessa missão que a coordenação nacional está fazendo por todo o país: nos aproximar e ouvir os nossos coordenadores, os nossos líderes”, finalizou a coordenadora.  

 Leia mais:

Gaúchos celebram os 40 anos da Pastoral da Criança no estado

Missão gaúcha tem “pé na terra”, comoção pelas enchentes e discussão sobre o app

Veja mais fotos da visita da coordenadora nacional à Diocese de Óbidos, no Pará:

WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.53.57 1

WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.53.58 1

 WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.54.00 1

 WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.54.02 1

 WhatsApp Image 2024 09 14 at 13.54.01