evento marco 1 infancia

Os cinco anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância foram celebrados em um Seminário Internacional realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em Brasília, nas sedes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), além de transmissão online.

O Seminário teve o objetivo de apresentar os avanços e renovar o compromisso de todos os presentes para os próximos cinco anos, em prol do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Marco Legal da Primeira Infância, em consonância com a Constituição.

evento marco infancia 2Rosana Viegas e Carvalho, promotora da Infância e Juventude; Vânia Leite, assessora nacional da Pastoral da Criança; e Gildete Lima, da Pastoral da Criança de Samambaia-DF

Entre os participantes estavam os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso; do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa; além do ministro da Educação, Camilo Santana.

 O Pacto Nacional pela Primeira Infância conta atualmente com mais de 350 signatários dos Três Poderes de todos os níveis da Federação, da sociedade civil organizada, de organismos internacionais, de universidades e do setor empresarial. A Pastoral da Criança é uma das instituições que assinam o pacto.

A Pastoral foi representada pela assessora nacional e coordenadora arquidiocesana de Brasília, Vânia Leite, que participou de uma oficina sobre a violência contra a criança na primeira infância. “Tive a oportunidade de mostrar que a Pastoral da Criança alerta mães e famílias em relação aos cuidados nos primeiros mil dias de vida, período fundamental para o desenvolvimento físico, mental, emocional e nutricional da criança”, contou.

 Saiba mais

Como os primeiros mil dias afetam a vida toda

Pastoral da Criança e o Pacto Nacional pela Primeira Infância