Centralidad de La NinesNa tarde de terça-feira, 29 de maio, um grupo de 22 representantes de diversas organizações, religiões e autoridades governamentais se reuniu na Casa dom Luciano, em Brasília, para discutir o projeto Centralidade da Criança (Centralidad de la Niñez), coordenado pelo Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). A reunião foi liderada por Marco Laguatasi, assessor do projeto para a América Latina e Caribe.

De acordo com Marco, o encontro teve como objetivo mapear as forças existentes na prevenção e proteção da infância em Brasília. "Queremos unir todas essas iniciativas em benefício das crianças e adolescentes, erradicando todas as formas de violência que sofrem. Nosso projeto visa oferecer ferramentas aos adultos para que abandonem a violência e adotem a ternura, o bom trato e os direitos das crianças", afirmou.

Marco destacou que grandes organizações apoiam a iniciativa do Celam, incluindo Fé e Alegria, Cáritas Latino-Americana, Confederação Interamericana de Educação Católica, Conselho Latino-Americano de Religiosos, World Vision e Movimento de Jovens e Crianças. No Brasil, o projeto já promoveu reuniões em Curitiba (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

O padre Dário Bossi, assessor da Comissão Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representou a Conferência no encontro, que também contou com a presença de membros da Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Movimento Focolares e Cáritas.


Clique aqui e saiba mais sobre a participação da Pastoral da Criança neste encontro.