Na primeira semana de maio, a Secretaria Municipal do Bem Estar Social de Barra Velha, em parceria com a Pastoral da Criança, proporcionou uma semana diferente para as mães do município. O setor levou o “Projeto Cidadania” até as comunidades do centro, Itajuba, São Cristóvão e Vila Nova, e com ele, a tecnóloga em Cosmetologia e Estética Mariluci Caye, a qual abordou assuntos sobre higiene corporal, apresentando um conjunto de medidas preventivas empregadas com a finalidade de prevenir doenças, prolongando a vida e promovendo o bem estar de todos, desde a gestação.


Outro assunto abordado foi a higiene infantil, desde o primeiro dia de vida, mostrando a todas às mães presentes a temperatura adequada para o banho do bebê e levando demonstrações de técnicas de massagens, que além de aliviar cólicas, proporcionam relaxamento e demonstração de carinho ao recém nascido. Além de lanche servido às assistidas, foi dado para cada mãe um kit de higiene para o bebê, abrilhantando a semana dos dias das mães, segundo informa a secretária Oleias Nogaroli.

A Pastoral da Criança promove mensalmente em Barra Velha as pesagens da infância, dentro do cronograma de ações de combate à desnutrição denominado “Celebração da Vida”. A pesagem de maio percorreu as comunidades carentes e iniciou na rua Ravache, na região da Lagoa, passou pela rua Leopoldo Guns, em Itajuba, e ainda o Morro do Colchão, na Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, bairro São Cristovão. Mensalmente também há pesagens na Cozinha Comunitária de Vila Nova e na rua 611. “Quando não há uma entidade comunitária para ceder espaço, fazemos estas ações na casa das voluntárias da pastoral”, detalha a presidente do grupo, Terezinha Maiochi.  

160 crianças assistidas 

A Pastoral da Criança monitorou e garantiu a segurança nutricional de 160 crianças carentes da comunidade de Barra Velha no ano passado. O objetivo, a cada mês, é fazer o acompanhamento do crescimento dessas crianças desde a gestação, até vencer a mortalidade infantil. O trabalho inicia com o cadastramento das crianças, e sempre há oportunidade de ampliar as crianças a serem atendidas – basta os pais comparecerem aos locais aonde a pesagem é realizada.

Segundo as voluntárias, crianças que estiverem com baixo peso ou outros problemas como diabetes, recebem gratuitamente a multimistura, produzida em Joinville pela Fundação Pauli-Madi, comandada pelo padre Luiz Fachini. A mistura é feita com farinha de mandioca, farelo de trigo, arroz, semente de girassol, gergelim, amendoim, abóbora, espinafre, soja, milho e dolomita. É um grande reforço nutricional para a infância, e é distribuída gratuitamente. A Prefeitura de Barra Velha colabora no lanche no dia das pesagens.

Fonte: Secretaria do Bem Estar Social de Barra Velha