Além das ações básicas desenvolvidas pelas líderes voluntárias, uma das atividades desenvolvidas pela Pastoral da Criança na região da Arquidiocese de Maringá é o “Encontro de Gestantes”. Uma oportunidade que as gestantes, principalmente aquelas que estão grávidas pela primeira vez, de adquirir conhecimento e prevenir de males que podem afetar tanto a mãe como o bebê.
As líderes voluntárias da Pastoral da Criança identificam e convidam as gestantes para encontros onde trocam experiências e recebem um conjunto de orientações, como aleitamento materno, pré-natal, parto natural, alimentação, desenvolvimento da criança, vacinação, saúde bucal e outras informações importantes sobre saúde e cidadania que vão contribuir para a formação do feto e a saúde da mãe.
A experiência com as gestantes vem trazendo bons resultados em várias cidades da região diocesana de Maringá. Em Sarandi, que realizou no dia 8 de maio mais um encontro na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no centro da cidade, nove gestantes participaram do quarto e último encontro antes do parto, onde puderam tirar suas dúvidas e obter informações importantes para sua saúde e do bebe.
Para a líder voluntária, Claudia Martins de Busto, uma das coordenadoras do projeto em Sarandi, “esta é uma ação muito importante no acompanhamento da gestante e reforça ainda mais as ações básicas desenvolvidas pela Pastoral da Criança”. A gestante Bruna Fernanda Silveira Ribeiro diz que é sua primeira gravidez e não sabia nada sobre os cuidados necessários para uma gestação saudável, diz ainda que estava preocupada com a questão estética e que agora pretende amamentar pelo menos até os seis primeiros meses de vida da criança. Zeni da Silva Gonçalves, que está grávida do terceiro filho, diz que “apesar de estar grávida pela terceira vez, aprendi muitas coisas que não sabia”. Ela diz ainda que “cada gravidez deve ser cuidada com amor e carinho para que o filho venha saudável e nos traga muita alegria”.
Em todas as paróquias do município são realizados encontros onde estão sendo atendidas mais de 30 mulheres grávidas. O encontro de gestantes é uma atividade relativamente nova desenvolvida pela Pastoral da Criança, foi implantado pela primeira vez na região na cidade de Paranacity e aos poucos está sendo implantado nos municípios da região.
Mais informações: Leilane Rodrigues Garnica Wesselovicz, Coordenadora Diocesana de Maringá – Fone (44) 3227 9912
Noel Guima - Assessor de Comunicação
15/05/2010