Para reforçar as coberturas vacinais dos imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além de campanhas vigentes (Covid-19 e Influenza), especialmente em crianças e adolescentes até 15 anos, o Ministério da Saúde mobiliza a Campanha de Multivacinação em todo o Paraná do dia 14 a 28 de outubro, sendo 21 o Dia D de mobilização estadual.

As vacinas disponíveis são: Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rota Vírus, HPV, DTP, Covid-19 e Influenza.

Outros 12 estados também estarão em campanha de multivacinação. O Ministério da Saúde dá início à ação nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Crianças e adolescentes até os 15 anos de idade também poderão comparecer aos postos de vacinação de São Paulo, Alagoas, Piauí, Ceará, Paraíba, Goiás, Tocantins e Rondônia em razão do Dia D de multivacinação.

À vista disso, a enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin, explica o quão importante é vacinar as crianças: “As vacinas oferecem proteção contra várias doenças, funcionam no corpo da gente desencadeando uma resposta imune, como a gente chama. Isto é, o nosso organismo conhece o agressor, no caso, que é o causador de diversas doenças e consegue desenvolver mecanismos para que essa doença não se instale, ou então, não se agrave”.

Com a onda de desinformação que está acontecendo, a Pastoral da Criança reafirma a importância de todas as crianças serem vacinadas para ficarem protegidas contra algumas doenças. “Aqui, no site da Pastoral da Criança, nos programas de rádio Viva a Vida e no aplicativo Pastoral da criança + gestante, você recebe lembretes de quando vacinar e informações semanalmente sobre o desenvolvimento de seu filho, além de dicas para garantir uma vida saudável e com qualidade desde agora”, informa a enfermeira.

Fique por dentro de toda a programação de multivacinação clicando aqui.