A 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo o tema é "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", será de grande importância para o restabelecimento de condições dignas de vida e cidadania e pela promoção do direito humano à alimentação adequada no Brasil.
O evento reúne órgãos dos três níveis de governo e organizações da sociedade, que atuarão na formulação e implementação de políticas e ações de combate à fome e de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrerá de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília/DF.
Organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), em parceria com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN e todos os demais componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, a Conferência reafirma o compromisso do governo federal com a democracia, a erradicação da fome e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, antipatriarcais, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional.
Além disso, de acordo com o Caderno de Orientações, a 6ª CNSAN aponta para uma nova e decisiva etapa de concretização da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional que assegura o Direito Humano à Alimentação Adequada no país. Determinantes comuns dos grandes desafios contemporâneos, pobreza, colapso climático, fome e todas as formas de má nutrição exigem, para a superação, a articulação de políticas, programas e ações. Com o compromisso por parte dos poderes e o fortalecimento da participação social, o Sisan é o sistema de políticas públicas que tem a missão de cumprir este objetivo e deve ser fortalecido e consolidado para tanto.
E você também pode ajudar, afinal a alimentação é um direito de todos. Participe das conferências municipais e estaduais sobre a segurança alimentar e nutricional, que são etapas fundamentais antes da Conferência Nacional. Apresente suas propostas, críticas e sugestões. A sua participação é muito importante para garantir uma alimentação saudável para todos, especialmente para as crianças. Juntos e organizados podemos transformar a realidade e construir cidadania.
Convidamos todos(as) interessados a conferir o Caderno de Orientações da 6ª CNSAN, em que são apresentados os objetivos da conferência, as ementas dos eixos temáticos, critérios para a eleição das delegadas e delegados a partir das conferências regionais, calendário e outros anexos, disponível aqui.
Spots Conferência de Segurança Alimentar