Organizado pela Pastoral da Criança e Arigatou International, o workshop sobre o material Nutrindo o desenvolvimento espiritual de crianças nos primeiros anos e prevenção da violência, aconteceu nos dias 8 a 12 de maio no Museu da Vida, e contou com a participação de sete membros da Pastoral da Criança, incluindo Nelson Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, quatro membros da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI), que atuam em vários contextos humanitários em todo o Brasil e um membro da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC - Brasil).

Este treinamento faz parte da continuidade das ações do Consórcio Internacional para Nutrir Valores e Espiritualidade na Primeira Infância para a Proteção de Crianças contra a Violência, do qual a Pastoral da Criança faz parte desde 2018. O material produzido por este consórcio, lançado em novembro de 2022, será testado em 4 países (Brasil, México, Índia e Paquistão) e a Pastoral da Criança assumiu o compromisso de realizar a avaliação no Brasil. Os testes ocorrerão das dioceses de Cuiabá, Florianópolis, Paranaguá e Curitiba.

As atividades propostas no material, internacionalmente chamado de Toolkit, colaboram para trabalhar o tema espiritualidade com as famílias. Servem como subsídio a fim de construir um relacionamento ainda mais seguro e cheio de amor com a criança. Por esse motivo, o workshop propôs capacitar os participantes com as ferramentas e conhecimentos necessários com a intenção de promover o desenvolvimento espiritual de crianças pequenas e protegê-las da violência.

“Ao longo das sessões, os integrantes poderão conectar o conteúdo do Toolkit com os contextos em que trabalham e adquirir habilidades práticas para implementar diretamente com os beneficiários, como pais, cuidadores e educadores. Além disso, eles poderão treinar outros adultos para se tornarem facilitadores do Toolkit”, explica Beth.

Também estão participando do projeto a Sra. Vera Leal, Chefe de Programas, Sandra Yépez Ríos, Program Officer e Beth Gum, Program Officer da Ethics Education for Children - Arigatou International, juntamente com Caroline Dalabona, responsável pelo treinamento e implementação do material e representante da Pastoral da Criança no Consórcio e Priscila do Rocio Costa, pedagoga da Pastoral da Criança e co-responsável pelo treinamento.

Caroline relata que finalizaram o primeiro treinamento do material de espiritualidade com muita alegria. “Foram dias bastante ricos, de muita reflexão, integração e troca de experiências. Teremos agora o desafio de implementar em comunidades das 4 dioceses selecionadas, mas estamos confiantes de que o processo será enriquecedor e que vai nos ajudar a qualificar ainda mais o trabalho da Pastoral junto às famílias”.

Dessa forma, o toolkit foi adaptado e disponibilizado em nosso aplicativo Pastoral da Criança + Gestante em dois materiais, um voltado para os treinadores e facilitadores e outro direcionado às famílias acompanhadas. Este último, chamado e-Espiritualidade na infância, disponibiliza sugestões de interações e atividades simples que contribuem para promover a espiritualidade e que os pais e cuidadores podem realizar com as crianças.

A Pastoral aceitou fazer parte dos testes do material, que será conduzido pela Universidade de Notre Dame, dos Estados Unidos. “O processo de avaliação está sendo conduzido pela Universidade de Notre Dame, dos Estados Unidos em 4 locais: Brasil, Índia, Paquistão e México. Estamos bem avançados nos entendimentos com a Universidade de Notre Dame/EUA visando "Avaliação rápida, avaliação e métodos de aprendizagem (REALM)". Nosso acordo com a Arigatou Foundation/Japão e esta universidade prevê que este método REALM será usado em outras instâncias da Pastoral da Criança visando seu contínuo aperfeiçoamento”, finaliza o coordenador Internacional da Pastoral.