O Evangelho deste domingo, escrito por São Lucas, traz mais um episódio que aconteceuEvangelho_de_Domingo_36_1.png com Jesus durante a sua caminhada pela Palestina. Desta vez, Jesus estava passando pela cidade de Jericó e ali encontrou Zaqueu, um publicano, que queria vê-lo. Zaqueu, sendo baixinho, correu na frente da multidão, subiu numa árvore e esperou que Jesus passasse. Chegando perto, Jesus viu Zaqueu em cima da árvore e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo ficar em sua casa!” Zaqueu desceu e recebeu Jesus em sua casa, com muita alegria. Todos murmuravam: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!”

Jesus acolhia a todos, principalmente aqueles que eram excluídos do convívio social. E Zaqueu era um desses excluídos. Jesus entrou na casa de Zaqueu. Ao conhecer Jesus, Zaqueu converteu-se, mudou de vida e tornou-se um homem honesto e generoso.

Este evangelho nos ensina sobre a importância do acolhimento. Quem acolhe o outro com interesse e atenção expressa alegria e amor e faz a pessoa acolhida se sentir feliz porque sua presença é importante.