Sabemos que em muitas famílias as crianças ajudam os pais e responsáveis com as pequenas tarefas domésticas. Na verdade, é até interessante que as crianças desenvolvam pequenas responsabilidades e aprendam, por exemplo, a arrumar sua própria cama. Porém, não podemos confundir isso com trabalho infantil doméstico, já que é apenas uma cooperação com sua família e o ambiente em que vivem.

Como dito pela Dra. Vivian: “O trabalho infantil não pode ser confundido com ajuda doméstica. Ajudar o pai, a mãe, a entidade familiar com as situações domésticas do dia a dia, na realidade faz parte do desenvolvimento humano. Faz parte do ganho gradual de responsabilidade que crianças e adolescentes inclusive devem ter. Mas, logicamente, isso dentro de uma progressão que respeite o desenvolvimento daquela criança, daquele momento do adolescente e lógico, que não substitua o trabalho de um adulto.”

O trabalho infantil doméstico é aquele realizado por crianças e adolescentes menores de 16 anos, de forma constante, remunerada ou não, em sua casa ou na de terceiros. Assim como qualquer outro tipo de trabalho infantil, gera prejuízos ao desenvolvimento infantil e não deve ser praticado.