Nesta semana a pastoral da criança realizou a “Celebração da vida” (pesagem das crianças) que reuniu cerca de 80 menores que participaram além do procedimento de controle de peso, de uma festinha em comemoração ao dia da páscoa organizada pelos líderes e voluntários do bairro de Santo Antônio.



A atividade realizada uma vez por mês sempre vem acompanhada de uma temática e regada por grande espírito de voluntarismo, uma vez que os organizadores não recebem nenhuma receita para realizarem o trabalho. Na comunidade de Santo Antonio possui cerca de 140 crianças de 0 a 6 anos cadastradas no projeto que também acompanha mulheres no período de gestação. 

O apoio para as ações da pastoral vem da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), de moradores do bairro e dos 24 voluntários que mensalmente se reúnem para realizar a “celebração da vida” e combater a desnutrição e a mortalidade infantil, sempre pregada pela Dra. Zilda Arns, morta em um desastre no Haiti em janeiro desse ano.
No encontro as crianças são levadas pelos pais e pesadas em uma balança apropriada, em seguida é feito o registro do peso, onde posteriormente serão avaliados pelas líderes, que receberam treinamento específico para fazer o procedimento. Se for preciso a família é orientada a acrescentar à alimentação da criança o “farelo”, substancia concentrada de nutrientes que agiliza o ganho de peso e a recuperação física, que pode ser ocasionada pela desnutrição.

De acordo com Mirxelina Machado Martins coordenadora da Pastoral da Criança do bairro, trata-se de um trabalho recompensador no qual a comunidade de Santo Antônio foi a pioneira em Humaitá. “Além da “celebração da vida”, preparamos o “mistura do farelo”, promovemos oficinas de confecção de brinquedos destinados para as crianças que participam de nossas atividades dentre outras atividades”. .

Por fim, a coordenadora pediu a todos os pais que recebam bem os líderes em suas casas e que todos estão convidados em trazer seus filhos para participarem das atividades promovidas pela Pastoral da Criança, “agradecemos imensamente às pessoas que colaboram com a iniciativa, ressaltamos que vocês são peças fundamentais para a melhoria de vida de muitas crianças e famílias”, finalizou a Mirxelina.

Fonte: da Redação - Romilson de Azevedo