1654261097142_1.png

 

 

Prezados irmãos e irmãs!

Estamos no mês de Junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Neste mês, comemoramosEvangelho_de_Domingo_3_1.jpg também a Festa de Corpus Christi, onde celebramos solenemente a Eucaristia. Mas hoje, é a Festa de Pentecostes, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

O Evangelho deste domingo, escrito por João, a um certo momento, diz o seguinte: “Novamente Jesus disse: A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio. E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo.”

A vinda do Espírito Santo é também narrada nos Atos dos Apóstolos de uma outra maneira. Ali não existe a presença de Jesus, mas o Espírito Santo chega acompanhado por um estrondo, um vento impetuoso e por línguas de fogo. Aqui, ao invés, no Evangelho de hoje, é tudo muito simples, muito sóbrio, “Jesus soprou sobre eles”. Mas existe uma coisa em comum nas duas narrações. Os discípulos estão fechados dentro de casa. Eles estão com medo de serem mortos como foi Jesus. E o medo faz a gente se fechar, não é? Além do medo, eles estavam acabrunhados, desanimados. E o Espírito Santo trouxe para eles alegria e coragem.

Os dons do Espírito Santo transformam a vida. O Evangelho deste domingo nos convida a sair dos nossos medos e sair com alegria. É como se Jesus nos dissesse: “Há muitas famílias, há muitas crianças e gestantes precisando de vocês. Vocês precisam motivá-las e acolhê-las com a misericórdia de Deus. É com a ajuda do Espírito Santo que podemos realizar a missão que Jesus nos confiou. Vamos pedir os dons do Espírito Santo, principalmente, o dom da alegria e da coragem na nossa vida e na nossa missão.

Uma feliz e abençoada semana para todos.