A Coordenadora da Pastoral da Criança de Vila Rica, Maria Aparecida Ferreira dos Santos, concedeu entrevista a Rádio Comunitária Eldorado FM, e fez um relatório sobre a missão do órgão e os trabalhos desenvolvidos.
A Pastoral da Criança é um órgão de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB, com atuação em nível nacional de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Curitiba-PR, na Rua Jacarezinho num. 1691, bairro Mercês. A Pastoral da Criança tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, promovendo em função delas, de suas famílias e comunidades sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, por meio dos seguintes programas;
1-Acompanhamento no desenvolvimento integral da criança, com ações básicas de saúde, nutrição, educação e comunicação.
2-Geração de renda com oficinas de artesanato com as mães, orientação sobre formação e plantação de hortas de quintal, para sustento próprio e fins lucrativos, como também desenvolvimento de trabalhos domésticos.
3-Oficina de remédios caseiros, alimentação alternativa e aproveitamento de alimentos.
4-Oficina de corte e costura. Bordados, fabricação de sabão, derivados do leite e outros.
A Pastoral da Criança acompanha, além de crianças de 0 a 6 anos, gestantes e idosos. Na cidade de Vila Rica, a Pastoral da Criança teve início em Outubro de 2002, com a capacitação de 10 líderes, que iniciaram o trabalho nos bairros Vila Nova e São Pedro, considerados mais carentes, atendendo um número de 56 famílias e 120 crianças, todas devidamente cadastradas e visitadas mensalmente pelas respectivas líderes, com todos os dados registrados nos cadernos das líderes, bem como alterações de peso e estatura de cada criança, conferidas no dia chamado de “Celebração da vida”, onde são reunidas as crianças com as mães, as líderes e coordenação da Pastoral para partilha de experiências e total confraternização, finalizando com oração e lanche para todos.O lema principal da Pastoral da Criança é a metodologia do ver, julgar, agir e celebrar.
É um trabalho voluntário, ecumênico e tem a missão de salvar vidas. Todos os dados colhidos mensalmente pelas líderes são repassados em forma de relatórios denominados de FABS, á sede da Pastoral da Criança, em Curitiba, para controle geral e repasse de verbas para uso na própria pastoral de origem.Além dos programas e trabalhos já desenvolvidos, temos discutido com as mães durante os encontros, os cuidados básicos com as crianças, evitando acidentes domésticos , violência nas famílias, trabalho escravo com crianças e direitos e deveres da criança e adolescente, respeitando os direitos mas impondo limites e regras a serem cumpridas.
Atualmente trabalhamos com 148 famílias e 300 crianças atendidas e acompanhadas por 30 líderes voluntárias que doam tempo e trabalho, regado com muito amor, solidariedade, partilha e espírito comunitário, fazendo a Pastoral da Criança acontecer nos bairros; Vila Nova, São Pedro, Inconfidentes, Bela Vista, Cidade Jardim, São Francisco e Cristo Rei; com o objetivo principal de que todas as crianças, não só desses bairros, mas de toda nossa cidade de Vila Rica e região, que todas elas “tenham vida e vida em abundância”. Amém! Disse a Coordenadora Maria Aparecida na entrevista.
A Pastoral da Criança de Vila Rica conta com a parceria do Grupo Natal Sem Fome, formado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana No Brasil,Igreja Católica, Associação Alvorada e Rádio Comunitária Eldorado FM.
Fonte: Rádio Comunitária Eldorado FM 87,9/Assessoria