Começa nesta terça, 23 de fevereiro, na sede do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) o encontro da Pastoral da Criança. A programação inicia-se às 15h. O objetivo é delinear o Planejamento Estadual e Nacional da Pastoral da Criança para 2010.
Em pauta, as prioridades nas dioceses e prelazias, avaliação do uso do sistema de informação da Pastoral, troca de experiência dos trabalhos nas dioceses e prelazias e planejamento das ações para este ano.
O encontro também terá um momento especial em memória de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança que faleceu este ano vítima do terremoto no Haiti, durante a “Roda de Conversa sobre a Dra. Zilda Arns”.
A estimativa da coordenadora estadual da PC, irmã Veneranda Alencar, é que 25 coordenadoras de 14 dioceses e prelazias do regional participem do encontro.
Atualmente a PC acompanha, em todo o Pará, cerca de 94 mil crianças e 5 mil gestantes. O trabalho é feito com o apoio voluntário de mais de 11 mil líderes. No Amapá são cerca de 4.134 mil crianças atendidas.
Formar e manter os líderes têm sido ainda o principal desafio para a Pastoral. “Somente no ano passado tivemos uma redução de 7% no número de voluntários em todo o país”, explica irmã Venerada.
De acordo com a coordenadora, o Pará que possuía mais de 1,7 mil líderes, em 2009, tem hoje pouco mais de 1,2 mil voluntários.