unnamed 5O Estado do Paraná, bem como mais alguns estados brasileiros, estão retomando essa semana a vacinação contra a covid-19 de gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias).
A decisão da Secretaria Estadual da Saúde leva em consideração os pareceres favoráveis da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa) e também da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Gestantes e puérperas são consideradas grupo de risco para a COVID-19, especialmente no 3º trimestre de gestação e período pós-parto. O conhecimento adquirido no decorrer da pandemia evidencia o risco de internamento, complicações e morte materna, tanto em gestantes e puérperas com ou sem comorbidades, além do maior risco de prematuridade e óbito fetal no Brasil.

A imunização das gestantes e puérperas contra a COVID-19 pode ser uma importante forma de diminuir esses números, por isso, é preciso ficar atento sobre como está prevista a vacinação para esse público em sua cidade e orientar as gestantes e puérperas acompanhadas para se vacinarem imediatamente.

Clique aqui e acesse a Nota Técnica emitida pela Secretaria de Saúde do estado do Paraná.