Jardim das irmãsA frustração pode aparecer como um sentimento de fracasso, mas também de aprendizado. Por isso, a criança precisa passar por situações de perda, como por exemplo: perder o jogo para um colega, dar oportunidade para outra brincadeira que não é a sua preferida, receber uma nota baixa na escola, não comprar o chocolate que tanto gosta etc. Perder é essencial para a sua formação e o desenvolvimento das habilidades emocionais e sociais.

 

A superação da frustração acontece quando os adultos explicam para a criança que se sentir frustrado ao perder é algo normal. Isso nos torna mais fortes, mais compreensíveis e mais resilientes. Se durante essa conversa a criança ficar nervosa, chorar, atirar objetos; abrace ela, olhe nos olhos e converse sobre o assunto.

 

Essa atitude dos pais ou adultos responsáveis dará mais segurança e, em uma próxima oportunidade, as perdas e as frustrações serão superadas com maior tranquilidade e equilíbrio emocional.

Saiba mais na entrevista com Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica para o Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

 

É só clicar aqui.

Boa leitura!