ser crianca hoje entrevistaAo citar os direitos da infância, tais como saúde, educação e alimentação adequada, não podemos deixar de lembrar do direito de brincar.

O brincar é uma necessidade para o desenvolvimento infantil e está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257).

 

Brincar é muito importante para a criança poder ser criança e ter direito ao seu desenvolvimento adequado. As crianças, para se desenvolverem integralmente, devem crescer em um ambiente familiar alegre, de amor, respeito e compreensão. Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família. Também, necessitam de amor, atenção, alimento, sono e, principalmente, brincar. O brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança. 

 

Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Priscila do Rocio Costa, Assessora Técnica do Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. 

 

É só clicar aqui.

Boa leitura!