Voluntários e participantes da Pastoral da Criança se reuniram no último domingo (07), no Salão Paroquial Cristo Bom Pastor, em Brasilândia em mais um encontro mensal do “Dia da Celebração da Vida”.

 


FESTA
De acordo com a coordenadora da Pastoral, Carmen Galliani, as crianças receberam uma pequena festa alusiva ao Carnaval. Os baixinhos ganharam confetes e máscaras para brincarem no encontro. Os voluntários também fizeram a pesagem das crianças presentes.

ALCOOLISMO
Já as mães presentes, assistiram a uma palestra realizada pela própria coordenadora, sobre o alcoolismo. “Nesta época em que o consumo do álcool aumenta, é importante a gente conversar a respeito disso com elas”, disse Carmen.

Além disso, as mães foram convidadas para participarem de uma palestra da Secretaria Municipal de Saúde, que será realizada no dia 19 de fevereiro deste mês, na Câmara de Vereadores também sobre o tema alcoolismo.

PASTORAL DA CRIANÇA
O “Dia da Celebração da Vida” acontece mensalmente na paróquia “Cristo Bom Pastor”, onde reúne dezenas de pessoas que estão em situação vulnerável.

No encontro, é feita a pesagem das crianças, orações, distribuição de brinquedos para as crianças para o momento da diversão e orientações de saúde.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade.
 
 
O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.
 
 
Os líderes comunitários, com apoio dos demais voluntários, desenvolvem suas atividades orientadas pelo Guia do Líder da Pastoral da Criança. Os interessados em se tornarem voluntários deverão procurar a coordenadora da Pastoral da Criança de Brasilândia, na Secretaria Municipal de Saúde ou no Salão Paroquial Cristo Bom Pastor.
 
 

Fonte: Hoje MS Online – 11/02/2010