A participação da Pastoral da Criança na EPICOVID19 foi divulgada no site Vatican News, responsa´vel por divulgar notícias e iniciativas da Igreja Católica no mundo todo.
O site Vatican News citou que a EPICOVID19 "trata-se do maior estudo demográfico do país sobre a difusão do coronavírus. A partir deste domingo (21), moradores do Rio Grande do Sul vão receber os pesquisadores do Ibope Inteligência que farão testes rápidos de Covid-19. Os resultados são destinados à maior pesquisa populacional sobre o vírus no Brasil, que tem a Pastoral da Criança como coautora do estudo coordenado pela Universidade de Pelotas".
Com informações do sita da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasl, Vatican News ainda ressaltou o papel de mobilização da Pastoral da Criança na realização da pesquisa: "A Pastoral fez uma mobilização com sua base para que os pesquisadores sejam recebidos já que, na primeira fase, em 27 cidades, os entrevistadores foram presos e, em 8, os testes foram destruídos pela polícia.
“Frente ao pedido de ajuda da UFPel, a Pastoral da Criança mobilizou mais de 100 bispos, toda a base da Pastoral da Criança e também secretários de saúde e assistência social, deputados, senadores, 3 ex-ministros, juízes, promotores e imprensa católica e leiga para reverter essa situação. Assim, mesmo com todas essas dificuldades iniciais, obteve-se uma boa taxa de resposta, similar a pesquisas nacionais da Espanha e melhor que as conduzidas na Áustria e Islândia”, ressalta o Coordenador Nacional Adjunto da Pastoral da Criança, Mestre em Epidemiologia e Doutor em Saúde Pública, Dr. Nelson Arns Neumann".
Segundo o site oficial, "o Vatican News é o novo sistema de informação da Santa Sé e, superando o conceito de simples convergência digital, pretende responder e, num certo sentido, antecipar as contínuas transformações de lugar e forma da comunicação. Exprime-se e interage num plano multilinguístico, multicultural, multicanal, multimídia e multidevice. São quatro as áreas temáticas que informam sobre a atividade do Papa, da Santa Sé, das Igrejas locais, dando espaço também às notícias do mundo. Uma “super-redação” inicialmente formada por seis seções linguísticas (italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português), na qual confluirão gradativamente outras 33, que pretende não só informar, mas oferecer uma chave interpretativa à luz do Evangelho".
O site Vatican News é acessado por católicos do mundo todo e serve como fonte de pauta para veículos e imprensa mundial.
Acesse aqui a matéria completa:
Site Vatican News
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil