Nos dias 15 e 16 de agosto, aconteceu o Encontro de Comunicadores Católicos 2018, na sede do Museu da Vida, em Curitiba. Estavam presentes 37 comunicadores vindos de todas as Regiões e que atuam nos Regionais da CNBB e em algumas das Dioceses mais pobres do Brasil As principais pautas do encontro foram os primeiros 1000 DIAS, o aplicativo Visita Domiciliar, as estratégias de comunicação para engajar novos líderes e as ações da Pastoral da Criança.
Com muita animação e curiosidade, os comunicadores vieram aprender mais sobre a Pastoral da Criança e sobre como eles podem ajudar a fortalecer a missão e a divulgar as ações em suas regiões. Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, falou sobre a importância de investimento e cuidados na Primeira Infância; sobre o aplicativo Visita Domiciliar, que ganhou o prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida na edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB 2018; sobre a necessidade do fortalecimento da família e da comunidade no combate à violência; a obesidade infantil e os desafios da Pastoral da Criança.
Dr. Halim Girade apresentou aos comunicadores a importância dos cuidados nos primeiros 1000 DIAS e a influência na vida da criança e do adulto e os participantes puderam visitar a exposição do Museu da Vida sobre o assunto e aprender ainda mais brincando.
Dr. Eric Oliveira fez uma exposição sobre sua tese de doutorado que fala do uso das redes sociais do ponto de vista do usuário, com a intenção de fazer com que os comunicadores aprendam a criar seus conteúdos de comunicação pensando no seu público-alvo. A psicóloga Dra. Elizabeth Tunes, especializada em psicologia infantil, também trouxe sua fala e tirou dúvidas sobre o desenvolvimento psicológico da criança e como a publicidade e a comunicação podem tanto ajudar quanto prejudicar esse desenvolvimento.
O assessor de Imprensa da CNBB, Pe. Rafael Viveira falou aos presentes sobre a importância da integração entre os comunicadores católicos e os próximos passos: participação na pesquisa e estudo sobre o documento “Orientações para as Mídias Católicas”; participação no XI Mutirão Brasileiro de Comunicação, em julho de 2019, em Goiânia (GO); colaboração na produção editorial na revista “Bote Fé” e a cobertura jornalística da próxima Assembléia Geral, em Aparecida (SP).
Os Comunicadores Católicos puderam também visitar todo o Museu da Vida e participar da inauguração da nova exposição: "Saneamento: o básico que salva vidas". .