Em todo o país foram realizadas atividades para comemorar a data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU) há 38 anos, em 20 de novembro de 1989. Essas atividades tem como objetivo convidar as comunidades a refletirem sobre a situação da criança.
Em Curitiba, o Comitê Gestor Brasil da GNRC, com o apoio da Pastoral da Criança, promoveu no sábado, dia 18 de novembro, das 14h às 18h, no Museu da Vida, uma tarde com atividades recreativas para crianças e suas famílias, além de um momento de oração.
O Museu da Vida recebeu 1.076 visitantes, entre adultos e crianças, vindos das mais diversas comunidades de Curitiba acompanhadas pela Pastoral da Criança. Após a solenidade de abertura, a Ir. Veneranda Alencar fez uma acolhida à todos os presentes e convidou para ler todos juntos a Oração pela Criança. Estavam presentes também o Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança; Flávio Arns, Representante da Associação dos Amigos da Pastoral da Criança (ANAPAC); Geni Batista, do Movimento Focolares e Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC); Padre José Mussiol Neto, Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Criança; representantes da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Polícia Militar do Estado do Paraná (12º Batalhão) entre outras autoridades.
As famílias e crianças presentes puderam assistir a um espetáculo da Cia Klaus de Teatro; participar de oficinas de artesanato, pintura de rosto, fabricação de brinquedos de sucata; visitar as exposições do Museu da Vida; receber orientações e conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Polícia Militar do Paraná e saborear um delicioso lanche preparado especialmente para eles.
Em Campo Largo, o Dia de Oração pela Criança virou lei, depois da aprovação do projeto apresentado pela vereadora Bete Damaceno. No dia 18/11, o evento contou com a presença da Sra Mira, Coordenadora da Pastoral da Criança do Setor Oeste; do Pastor Rubens; do Pe. Aguinaldo, Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Aparecida; do Vice-Prefeito, entre outras autoridades. Os presentes assistiram um espetáculo de teatro apresentado pelo Grupo do Hare Krishna e participar de oficinas de pintura nos rostos; desenhos e pintura; plantio de mudas, elaboração de instrumentos de percussão e contação de histórias. Teve ainda recolhimento de materiais eletrônicos com a realização de sorteios para os participantes.
Sobre o Museu da Vida
O Museu da Vida abriu suas portas em dezembro de 2014 e se tornou uma nova opção de lazer e conhecimento em Curitiba. Com seis exposições internas e duas áreas de lazer ao ar livre, o Museu é uma iniciativa da Pastoral da Criança, criado para ser um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. Com ambientes de aprendizagem e acervo relacionados à promoção da saúde, à nutrição, à educação e à cidadania, ele retrata a história dos mais de 30 anos da Pastoral da Criança e de sua fundadora, Dra. Zilda Arns Neumann.
Preparado para receber de crianças a idosos, o Museu da Vida promove atividades específicas para grupos agendados previamente. Todo último domingo do mês, das 14h às 17h, acontece o evento “Vamos Brincar no Museu da Vida?”, em que pais e filhos participam de brincadeiras desenvolvidas para que toda a família possa se divertir junta. Diariamente há mediadores disponíveis para atender ao público.
Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?