Reunião Brasília
Representantes da Pastoral da Criança com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi. Foto: Erasmo Salomão.

O coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann, e representantes da coordenação nacional passaram dois dias na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com a finalidade de avançar no debate de questões relacionadas à primeira infância e ações que estão por vir. As reuniões aconteceram no Ministério da Saúde e no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), nos dias 19 e 20 de julho.

No primeiro dia, o tema principal foi o programa Criança Feliz, com a presença do Dr. Halim Girade, Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, ligado ao MDS. A iniciativa, que está chegando aos municípios que aderiram, pretende fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil – a partir de uma metodologia que se assemelha à prática dos líderes voluntários da Pastoral da Criança, de visitas domiciliares às famílias mais vulneráveis. E para fortalecer ainda mais esse olhar que os voluntários já dedicam ao desenvolvimento integral das crianças, está em produção uma edição especial da Revista Pastoral da Criança.

O segundo dia foi dedicado à discussão sobre obesidade e possíveis práticas para transformar essa realidade desde a infância, com a participação de Michele Lessa, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde. Entre os pontos de atenção elencados, estão: o sedentarismo (em partes impulsionado pelos índices de violência, que fazem com que as pessoas deixem de ocupar ruas e espaços públicos), excesso de propagandas de alimentos não saudáveis e consumo de açúcar muito além do que seria recomendável – aspectos que também serão trabalhados na próxima edição da Revista Pastoral da Criança. Outro ponto abordado foi o mapa de insegurança alimentar.

“Essa oportunidade também permitiu que conversássemos sobre um novo convênio com a Pastoral da Criança, para compra de estadiômetros e balanças para expansão da ação Acompanhamento Nutricional”, explica a nutricionista Caroline Dalabona, que participou do encontro, junto ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi. Na ocasião, foi apresentado, ainda, o novo folder do Museu da Vida, incluindo a reformulação da exposição sobre os primeiros 1000 dias de vida, que será inaugurada ao público em setembro, em Curitiba (PR).

O portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também noticiou este assunto e entrevistou o Dr. Nelson. Confira a matéria aqui.