Apresentação da metodologia da Pastoral da Criança |
Em reconhecimento aos resultados já obtidos em mais de 30 anos de atuação no Brasil e, também, aos trabalhos iniciados em outros países na última década, a Pastoral da Criança foi uma das organizações convidadas para o “Seminário de Articulação de Metodologias de Transformação da Realidade”, realizado de 18 a 20 de abril, em Bogotá, capital da Colômbia. O evento foi promovido pela Escola de Estudos do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe (Cebitepal), do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).
O seminário reuniu representantes de seis países – Argentina, Brasil, Colômbia, El Salvador, México e Paraguai. Além da Pastoral da Criança, outras dez metodologias foram apresentadas e debatidas. O objetivo era discernir juntos um possível caminho a seguir, a partir da articulação de iniciativas que vêm dando certo em cada região. E, ainda, constituir uma mapa latinoamericano de práticas transformadoras, que se revelam verdadeiro serviço ao povo.
O seminário reuniu representantes de seis países |
Maria das Graças Silva Gervásio, integrante da coordenação nacional da Pastoral da Criança e colaboradora também da Pastoral da Criança Internacional, representou a instituição no evento. “Tive meia hora para falar sobre o trabalho realizado pela Pastoral da Criança no Brasil, cuja metodologia hoje também contribui para a melhoria da vida de crianças e comunidades de mais 11 países. Mas além desse momento, o encontro permitiu trocar experiências, conhecer melhor outras iniciativas, ter ideias de como podemos unir forças, na certeza de que há muitas pessoas e organizações com o mesmo objetivo de ir ao encontro daqueles que mais precisam. Tudo isso nos ajuda a continuar firmes em nossa missão”, conta.
Saiba mais, acessando o site organizado pelo Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe (Cebitepal), braço do Celam, com um observatório de boas práticas e notícias. Clique aqui.