Dr. Cesar Victora
Dr. Cesar Victora em visita ao Museu da Vida, em Curitiba (PR)

Com alegria, gratidão e certeza da qualidade do trabalho desenvolvido há longa data, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança celebra a conquista do professor Dr. Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele foi um dos sete cientistas ganhadores do Prêmio John Dirks Canada Gairdner de 2017, uma das principais honrarias internacionais da área médica. O anúncio dos laureados ocorreu em Toronto, nesta terça-feira (28 de março).

Dr. Cesar foi premiado na categoria Saúde Global, pelas contribuições científicas relacionadas ao tema da amamentação. Foi o primeiro pesquisador a comprovar os benefícios do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê, demonstrando como essa prática colabora na redução da mortalidade infantil. O estudo iniciado na década de 1980 é considerado fundamental na esfera da alimentação infantil, que tem repercussões na vida adulta. Também foi responsável por pesquisas que associam o aleitamento ao coeficiente de inteligência (QI), afirmando que crianças que mamam por mais tempo, tendem a apresentar maior QI, escolaridade e renda aos 30 anos.

Junto à Pastoral da Criança, Dr. Cesar contribui para a divulgação de todo esse conhecimento adquirido ao longo dos anos, assim como o fortalecimento da teoria dos primeiros mil dias. O conteúdo que vem da universidade é assimilado e adaptado para uma linguagem simples, que chega aos milhares de voluntários da entidade e, consequentemente, às famílias que eles acompanham. Como resultado prático: crianças mais saudáveis e com mais oportunidades de se desenvolver plenamente.

Saiba mais sobre a premiação na reportagem e na entrevista do jornal Estadão, na qual o Dr. Cesar cita a importância da Pastoral da Criança para a continuidade dos estudos reconhecidos internacionalmente.

Saiba mais: Participantes da Conferência Mundial de Saúde visitam o Museu da Vida