Momento de espiritualidade para fortaceler a missão |
Várias oficinas compõem a programação dos Encontros Regionais da Pastoral da Criança, que reúnem coordenadores da entidade em nível estadual, regional e diocesano, além de integrantes da coordenação nacional. São quatro dias para aprender novidades, esclarecer dúvidas e fortalecer a missão. De 16 a 19 de março, foi a vez da Região Centro-Oeste. O primeiro encontro foi realizado em Goiânia (GO), com a participação de 39 pessoas.
A ação do Acompanhamento Nutricional, desenvolvimento infantil, missão das coordenações, questões financeiras e o novo aplicativo Visita Domiciliar (que está em desenvolvimento) estão entre os temas abordados nestes dias.
Até julho, serão realizados mais cinco encontros. O próximo será na Região Norte, em Belém do Pará (PA), de 23 a 26 de maio.
Visita ao Conecta SUS - Zilda Arns Neumann
Integrantes da coordenação nacional no Conecta SUS |
Na manhã do dia 16 de março, antes de começar o Regional, a equipe da coordenação nacional que viajou até Goiânia também teve a oportunidade de visitar o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde - Conecta SUS - Zilda Arns Neumann. Trata-se de um espaço tecnológico que monitora, em tempo real, mais de 200 indicadores de saúde dos 246 municípios goianos – e fornece dados para nortear a tomada de decisões dos governantes, contribuindo para a qualidade do serviço de saúde no estado.
“Desenvolvemos sistemas que buscam informações em saúde nos municípios. Agora temos elementos para estudar o perfil das gestantes em Goiás, se estão ou não sendo acompanhadas adequadamente no pré-natal, porque os municípios alimentam nossos sistemas. E com a Pastoral temos muitos dados em comum e esse olhar especial que ele (Nelson Arns) tem sobre as crianças que é nosso foco também”, explica Jean Pierre, gerente do Conecta SUS.
“É realmente muito interessante, a Dra. Zilda com certeza aprovaria e recomendaria que todos os Governos Estaduais tivessem algo semelhante”, afirma Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança, fazendo referência à homenagem contida no nome do Centro, em reconhecimento à vida e obra de sua mãe. Ele também ressaltou a contribuição para o combate de questões atuais de saúde pública: “A parceria com a Defesa Civil no combate ao Aedes é digno de destaque”.
Dr. Nelson Arns Neumann e Ir. Veneranda Alencar no espaço que recebeu o nome da Dra. Zilda |
“O Conecta SUS nos abriu os olhos com relação à organização da informação e de como a tecnologia pode estar aliada a isso. A ideia de atualização dos dados minuto a minuto pode ser introduzida no monitoramento de digitação das FABS, ajudando a Coordenação Nacional a identificar pontos de atenção”, disse a designer Daiane Kovalski, integrante do Núcleo de Comunicação da Pastoral da Criança.