Mais de 200 pessoas, entre coordenadores e líderes da Pastoral da Criança, se reuniram no Auditório Frei Evaristo de Santa Úrsula, no Centro Diocesano de Pastoral da Diocese de Piracicaba (SP), na noite de 12 de janeiro de 2017. O motivo era uma homenagem ao sétimo ano de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, com a exibição do documentário “O sonho de Tipsi”, sobre a vida e a obra da médica e sanitarista que criou e expandiu a metodologia utilizada até hoje em defesa da infância.
“Tivemos uma hora e meia de um silêncio total. No final, tivemos um cafezinho e os comentários foram: 'muito bom', 'que exemplo de vida', 'que lindo', 'me emocionei', e assim por diante. No geral, foi ótimo”, comemora Marlene Besen Eckstein, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança.
A equipe também aproveitou a oportunidade para convidar algumas autoridades do município, que não puderam comparecer por já terem outros compromissos agendados ou por conta do período de férias.
A experiência na Diocese de Piracicaba demonstra que esta é mais uma chance de divulgar e fortalecer o trabalho da Pastoral da Criança, a partir da inspiração que traz o exemplo de sua fundadora, a Dra. Zilda. “Vamos promover mais, mas desta vez fazer no final de semana”, revela Marlene.
História retratada em documentário e livro
O DVD com o documentário – feito pelo jornalista Ernesto Rodrigues, diretor da Bizum Comunicação – está disponível, pelo valor de 25 reais, aos visitantes do Museu da Vida, que fica junto à sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança, em Curitiba (PR). Quem quiser, pode adquirir o kit completo com “O sonho de Tipsi” e o livro “Dra. Zilda: vida plena para todas as crianças” (que conta, ainda, com mais um DVD de vídeos da Pastoral da Criança e um trecho do documentário), por 35 reais. Interessados de outras cidades também podem receber estes produtos, basta entrar em contato pelo telefone (41) 2105-0256. A equipe do Museu da Vida providencia o envio mediante acréscimo da taxa de entrega.