Captura de Tela 0028 12 05 as 10.54.35O Encontrão de Líderes de Curitiba e Região Metropolitana reuniu, no sábado (3 de dezembro), 250 líderes dos setores Noroeste, Norte, Oeste e Sul, no Museu da Vida, localizado junto à sede da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

O evento teve inicio com a palestra sobre autoestima e positivismo, ministrada pelo Padre André Marmilicz. “Nós fazemos escolhas diariamente. Escolhemos viver a cada dia pelo negativo ou pelo positivo e por isso, não podemos ver só os defeitos, precisamos ver o lado positivo, porque é ele que impulsiona as coisas boas”, falou o padre. Sobre o trabalho da Pastoral da Criança e a força das líderes, Marmilicz complementou: “A Dra. Zilda sempre foi uma mulher cheia de vida, de esperança, e é isso que precisamos continuar espalhando pelo mundo. Que as líderes voltem para a sua casa turbinadas e 'endorfinadas', para poderem dar continuidade a essa missão tão linda e tão positiva”.

A programação teve sequência com o Bispo Auxiliar de Curitiba, Dom José Mário. “É uma alegria quando estamos com um grupo que já está calibrado em uma atitude missionária. O grande desafio da Igreja, hoje, é que sejamos cristãos em atitude missionária e a Pastoral da Criança é uma grande luz para a Igreja, nesse assunto. Que vocês, líderes e voluntários, deixem o espírito conduzir nessa missão e saibam que quando estão cuidando das crianças, vocês estão cuidando de discípulos missionários, cuidando da vida e também da alma”, disse Dom José.

Captura de Tela 0028 12 05 as 10.55.38Após o almoço, as atividades continuaram com uma aula de zumba, mistura de dança e ginástica. “A dança permite que as pessoas vão se soltando e o sorriso vai aparecendo, mesmo que a pessoa não saiba dançar nada. E o melhor, é muito bom para a saúde. A zumba tem exercícios fundamentais para a musculatura e para perder peso. Mas, o principal é que além dela ajudar no físico, ajuda muito no mental. Além disso, é uma atividade que pode ser feita pelas crianças e pelos idosos, por todas as idades”, relatou a professora Cilene Magnani.

Captura de Tela 0028 12 05 as 10.55.57O Encontrão de Líderes foi encerrado com a apresentação do Coral Thalia, regido pelo maestro Paulo Kühn, que encantou todos os participantes. “É muito importante reunir todo mundo aqui hoje, são todos os setores, são muitas histórias e experiências. Com certeza, eu saio daqui mais fortalecida, principalmente depois de um Coral desses, foi maravilhoso”, relata a Maria, líder da Pastoral da Criança do setor Curitiba-Norte há 6 anos.

“Eu achei muito bom hoje, o coral foi lindo e as palestras foram tudo de bom. Eu já tinha visitado a sede e o Museu da Vida no ano passado e eu posso dizer que, a cada nova visita, nós ficamos ainda mais encantadas com as coisas, as exposições e as atividades”, afirmou Maria Regina, de Campo Largo (PR).

Maria Paula da Silva Prado, coordenadora estadual do Paraná, e Ir. Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, encerraram o evento agradecendo a presença e o trabalho dos líderes na Pastoral da Criança. “Muito obrigada pelo carinho que vocês têm com a nossa Pastoral e com as crianças”, disse a coordenadora estadual.