convite piauiPara que as crianças tenham vida plena garantida. É por este motivo que a Pastoral da Criança atua em todo o Brasil, acompanhando mais de 1 milhão de crianças e 61 mil gestantes, garantindo o cuidado durante toda a primeira infância: deste o ventre materno até os 6 anos de idade. E para que isso aconteça, mais de 180 mil voluntários estão mobilizados, sendo que 94 mil fazem o trabalho de visitas mensais e dão orientações sobre saúde e desenvolvimento a todas as crianças acompanhadas.

No Piauí, essa missão está completando a terceira década em 2016. E os 4.000 voluntários vão celebrar tudo que já conseguiram realizar nesta caminhada e unir forças para continuar. No estado, 22.242 crianças, 1301 gestantes e 18.601 famílias são acompanhadas mensalmente. E a ideia é conquistar cada vez mais líderes comunitários e apoiadores da causa, para chegar a mais crianças que precisam.

Os 30 anos da Pastoral da Criança no Piauí serão comemorados no dia 12 de outubro, no município de Floriano. A programação tem início às 6h, pois em consonância com o Ano da Misericórdia, haverá um momento de oração com passagem pela Porta da Misericórdia, na Igreja São Pedro Alcântara, que fica no centro da cidade. De lá, o grupo seguirá até o Comércio Esporte Clube, onde Dom Eduardo Zielski, bispo referencial da Pastoral da Criança do Regional Nordeste 4, presidirá uma celebração eucarística, às 9h. “Depois faremos um momento para homenagear pessoas que se destacam com a sua dedicação e amor a Pastoral da Criança. Segue com as apresentações culturais das dioceses e enceraremos com almoço”, conta Jeane Nascimento, coordenadora estadual da Pastoral da Criança no Piauí.

Ainda no clima de celebração, mas também de avaliação dos resultados e planejamento para o próximo ano, no dia seguinte tem início a Assembleia Estadual, que reúnirá as oito coordenações diocesanas da Pastoral da Criança no estado (Picos, Bom Jesus do Gurguéia, Floriano, Teresina, Oeiras, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Parnaíba). Os participantes tratarão, ainda, de outros temas importantes para a organização do voluntariado, como mudanças no regimento e no mandato dos coordenadores paroquiais e diocesanos, sistema de informação, aspectos financeiros, papel do articulador de saúde, Acompanhamento Nutricional e campanha dos Pequenos Reis Magos. Também será avaliado e readequado o plano de ação de cada Diocese. 

Presença da coordenadora nacional

Com a intenção de fortalecer ainda mais as ações desenvolvidas e trocar experiências, estas atividades no Piauí contarão com a presença da Ir. Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança – que mora em Curitiba (PR). “Queremos ouvir o que as bases mais precisam para melhorar na missão”, explica a coordenadora.

Para ela, um dos principais desafios do momento, a ser enfrentado pela Pastoral da Criança, é conseguir novos voluntários, em especial os líderes comunitários que fazem o acompanhamento das crianças. Por isso é tão importante valorizar cada oporturnidade de estar junto aos voluntários que tanto se dedicam.

Serviço

Celebração eucarística pelos 30 anos da Pastoral da Criança no Piauí
Dia 12 de outubro, às 9h
Comércio Esporte Clube
Rua Assad Kalume, 883 – Centro – Floriano (PI)

Assembleia Estadual
De 13 a 15 de outubro
Casa João XXIII
Avenida Eurípedes de Aguiar, 633 – Centro – Floriano (PI)