Captura de Tela 0028 09 01 as 14.22.19Em agosto de 2016, a Criança Segura, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que se dedica a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos, completou 15 anos de atuação no Brasil. A organização, parceira da Pastoral da Criança, lançou no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes, a publicação “15 anos de atuação da Criança Segura no Brasil: Análise de indicadores de mortes e internações por acidentes na infância e adolescência desde 2001".

A análise divulgada, dados de 2001 a 2015, apresentou uma redução de 31% nas mortes causadas por acidentes fatais. Assim como, os óbitos provenientes de arma de fogo, diminuição de 54% e ainda, que nos casos de morte por arma de fogo, 64% das vítimas são meninos.

Os dados revelados ajudam a Criança Segura, assim como a Pastoral da Criança, a cumprirem suas missões e desenvolverem ações de comportamentos seguros. Para Gabriela Guidas de Freitas, coordenadora nacional da Criança Segura, “Analisar a evolução do perfil dos acidentes com crianças e adolescentes desde o ano da fundação da Criança Segura até os dias atuais é um exercício muito importante. A partir dessas análises podemos verificar quais ações de políticas públicas e de informação têm sido bem-sucedidas e quais áreas precisam de mais atenção do governo e da sociedade daqui para frente”.

A organização Criança Segura, em sua publicação, apresenta a Pastoral da Criança como uma instituição com programas de prevenção, curativos e informativos e indica nossos materiais sobre prevenção, entre eles Acidentes na Infância: o alerta que salva!

Leia “15 anos de atuação da Criança Segura no Brasil: Análise de indicadores de mortes e internações por acidentes na infância e adolescência desde 2001".