Nascido em 11 de agosto de 1926, na colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo (PR), o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba, Dom Pedro Marchetti Fedalto, completa 90 anos.
Como lema episcopal, Dom Pedro Fedalto adotou: “Veritatem in Caritate”, que significa a verdade na caridade. O lema fundamentou e caracterizou sua trajetória sacerdotal de mais de 60 anos. Período no qual serviu a Arquidiocese e a CNBB do Paraná, que presidiu por 28 anos.
Com o objetivo de melhor evangelizar, organizou a Arquidiocese em quatro grandes áreas, deu continuidade aos planos de pastoral iniciados em 1968, publicou o Manual do Agente de Pastoral, em 1975, a Carta Pastoral sobre Evangelização dos Fiéis na fé e no compromisso, em 1980 e em 2015, a obra História da Igreja no Paraná. Também, criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, acolheu congregações e instituiu e incentivou novas pastorais, entre elas a Pastoral da Criança.
Após completar 75 anos de idade, solicitou à Santa Sé seu afastamento do cargo de Arcebispo metropolitano de Curitiba. O pedido foi aceito em 2004.