Missa de envio no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe |
Para encerrar e celebrar duas semanas de trabalho intenso com representantes de dez países da América Latina e do Caribe, a Pastoral da Criança participou de uma celebração eucarística junto à comunidade, neste sábado (16 de julho), às 19h, em Curitiba (PR). A missa aconteceu no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, escolhida por ser a padroeira da América Latina. Foi celebrada pelo padre Jefferson Lima da Costa, da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, de Colombo (PR).
Os visitantes estrangeiros são agentes pastorais, religiosos e profissionais dispostos a fortalecer a atuação junto à infância, em suas instituições, pelas terras de El Salvador, Bolívia, Nicarágua, México, Haiti, Venezuela, Paraguai, Colômbia, Costa Rica e Honduras. Duas pessoas do Nordeste do Brasil, integrantes da Visão Mundial, também fizeram parte do grupo.
De 3 a 16 de julho, eles receberam uma capacitação baseada no Guia do Líder da Pastoral da Criança e tiveram a oportunidade de acompanhar, na prática, a metodologia de trabalho dos voluntários na capital paranaense e na região metropolitana, no município de Colombo. Essa iniciativa foi batizada de Experiência Vivencial pelo Departamento do CELAM.
Prática de visita domiciliar à gestante |
Espanhol foi o idioma que mais se ouviu nestes dias de muito aprendizado e soma de conhecimentos e culturas. A experiência representa um esforço continental, motivado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), que junto com a Pastoral da Criança e a Visão Mundial, desenvolvem o projeto “Centralidad de la Niñez”.
“A gente quer expandir a Pastoral da Criança para os países que ainda não têm e, também, fortalecer nos lugares onde já está, mas precisa de mais líderes e mais ajuda”, explica Regina Reinaldin, enfermeira da coordenação nacional e uma das capacitadoras do grupo. Ela destaca, ainda, que o objetivo principal de todo este esforço é a missão de levar vida plena para todas as crianças.
Confira a reportagem da Rede Católica da Igreja sobre o encerramento desta Experiência: