bom dia brasil H1N1De acordo com dados do Mistério da Saúde, até o final de março já foram registrados 444 casos relacionados ao vírus H1N1 em todo o Brasil, com 71 mortes. O maior número ocorreu na Região Sudeste: 379 deles, principalmente no estado de São Paulo. O vírus, também conhecido como Gripe A, voltou aos noticiários como um alerta, para que os cuidados não parem, mesmo antes de começar o período do inverno.

A Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo, por exemplo, já deu início à vacinação dos profissionais de saúde. E, ainda, recomendou o isolamento das pessoas com suspeita de gripe A nos postos de saúde, para minimizar os riscos de contágio. Estes pacientes devem receber máscara, lenço de papel e álcool em gel.

A reportagem de hoje cedo do Bom Dia Brasil, apresentou estas informações e também o exemplo de uma escola na capital paulista, onde o trabalho de conscientização e prevenção envolveu adultos e crianças. Para assistir ao vídeo, basta clicar na imagem acima.

Luto no Distrito Federal

Lider H1N1Na semana passada, a equipe da Pastoral da Criança no Distrito Federal perdeu uma líder por causa do vírus H1N1. Juberlândia da Silva – que atuava como voluntária na comunidade São José, em Vicente Pires/Taguatinga – faleceu na terça-feira, deixando um bebê de 6 meses e duas filhas pequenas. Na foto ao lado, ela está ao lado do marido e demais voluntários de sua comunidade.

A enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança, Regina Reinaldin, reforça as orientações de prevenção: Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; procurar atendimento médico se surgirem sintomas da gripe A”.

Saiba mais: Gripe A: lavar as mãos é a melhor prevenção!