tuberculoseVocê sabia que tosse por mais de três semanas pode ser um sintoma de turbeculose? Neste dia 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Pastoral da Criança destaca a campanha nacional do Ministério da Saúde para combater esta doença infecto-contagiosa que afeta principalmente os pulmões e que tem cura.

De acordo com o Portal da Saúde, a cada ano, em todo o mundo, são registrados aproximadamente 6 milhões de novos casos e 1 milhão de mortes. Mesmo com as quedas registradas nos últimos anos nas taxas de incidência e de mortalidade, o Brasil ainda ocupa a 17ª posição entre os 22 países que concentram 80% do total de casos de tuberculose. Anualmente, são cerca de 70 mil casos novos e 4,6 mil mortes em consequência da doença. E grande parte da população ainda desconhe os riscos de transmissão e as formas de tratamento – situação que precisa mudar.

Prevenção

A prevenção começa cedo: “é necessário imunizar as crianças obrigatoriamente no primeiro ano de vida ou no máximo até quatro anos, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de aids não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados” (Portal da Saúde).

Cartaz tuberculose


Saiba mais:

Causa, sintomas, tratamento e prevenção da tuberculose

Materiais da campanha nacional do Ministério da Saúde

Jingle Tuberculose 1

Jingle Tuberculose 2